Município homenageia seis cidadãos e duas instituições cabeceirenses
Mário Campilho, Adriana Ferreira, Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe, José Manuel Borges, Armindo Nunes, Carlos Eugénio Leite, Paulo Mucha e Escola Básica da Ferreirinha homenageados
29 de setembro, 2015
Seis cidadãos e duas instituições cabeceirenses foram esta manhã, dia 29 de setembro, homenageados durante a sessão solene do Dia do Município, uma cerimónia pública de grande simbolismo que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que teve lotação esgotada.
A homenagem da Câmara Municipal às individualidades/instituições que prestigiaram e continuam a prestigiar o Município de Cabeceiras de Basto traduziu-se na entrega de duas Medalhas de Ouro a Mário Campilho e Adriana Ferreira, duas Medalhas de Prata à Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe e a José Manuel Borges e ainda quatro Votos de Louvor, Congratulação e Agradecimento a Armindo Nunes, Carlos Eugénio Leite, Paulo Mucha e Escola Básica da Ferreirinha.
À cerimónia evocativa da efeméride associaram-se o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, a presidente de Câmara de Neuville-Sur-Saöne, Valerie Glatard, o antigo presidente da Câmara de Sury-le-Comtal, Roger Damas, bem como os vereadores e presidentes das Juntas de Freguesia, o comandante do RC6, Coronel Rui Ferreira, entre outros autarcas e demais convidados, familiares e amigos dos homenageados.
A cerimónia do Hastear da Bandeira contou com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
O início desta sessão solene ficou marcado pela atuação dos jovens músicos Adriana Ferreira e Carlos Eugénio Leite e pela entrega das medalhas e votos aos homenageados. Na oportunidade, todos eles preferiram palavras sentidas e emocionadas de agradecimento à Câmara Municipal.
O presidente da Câmara, na sua alocução lembrou que “comemorar o Dia do Município é antes de tudo lembrar o que somos como Concelho. Terra a quem D. Manuel I concedeu Foral há 501 anos. Comemorar o Dia do Município é lembrar os valores da nossa identidade comum de Cabeceirenses”.
E continuou: “une-nos o nosso Mosteiro, que queremos ver como Património Cultural da Humanidade. Une-nos o amor a esta terra onde vivemos e convivemos. Une-nos o Município a que nos honramos de pertencer e de servir”.
De acordo com as palavras de Francisco Alves, “comemorar o Dia do Município é também lembrar e homenagear aqueles que, de entre nós, se distinguem pelo que são e pelo que fazem e fizeram. E ser Presidente de Câmara, no Dia do Município, e poder homenagear pessoas e instituições pelo que são e pelo que fazem, é um privilégio muito motivador”, disse.
Por decisão unânime do Executivo Municipal prestou-se hoje homenagem “a pessoas e instituições de que a nossa terra muito se orgulha”, afirmou o presidente da Câmara.
E concluiu: “nas pessoas dos nossos homenageados de honra do Dia do Município prestamos também homenagem a todos os que de forma abnegada e muitas vezes anónima desenvolvem atividades de grande mérito nas áreas do associativismo, da cultura, da educação, do desporto, da saúde, das autarquias. Cabeceiras de Basto tem um grande futuro à sua frente. Cabeceiras e Basto conta com todos”.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, disse tratar-se de “um dia no qual os Cabeceirenses se reveem já que o Município é uma entidade concreta com território, história, cultura e símbolos próprios de um povo antigo e determinado”.
E prosseguiu: “é, sem dúvida, um momento ideal para exaltar os valores da terra, nomeadamente cidadãos, instituições ou entidades que, ao longo do tempo, se vão notabilizando pelo trabalho que desenvolvem e através do qual contribuíram para a promoção do concelho aquém e além-fronteiras”. Joaquim Barreto felicitou todos os homenageados pelo que fizeram em prol da sua terra.
Homenageados
Ainda, no seu discurso, o presidente da Câmara referiu-se, desta forma, aos homenageados: “foi Presidente de Câmara durante 14 anos. Distinguiu-se também pela sua ação em Instituições Cabeceirenses como os Bombeiros Voluntários, a Banda e a Misericórdia. Militante e dirigente do PSD defendeu os ideais democráticos deste Partido. A sua obra fala por si.
Não seria preciso dizer o seu nome porque é conhecido e reconhecido por todos. Foi, como disse, o presidente da Câmara. É hoje o Cidadão Mário Campilho.
O Executivo Municipal decidiu, por unanimidade, atribuir-lhe a Medalha de Ouro pela ação meritória, notável e exemplar ao serviço de Cabeceiras de Basto, enquanto cidadão e autarca, e pelos relevantes serviços de caráter cívico e político que prestou ao concelho.
Muito Obrigado Senhor Mário Campilho”.
“É ainda muito jovem. Pouco passa dos vinte anos. Começou aqui onde se distinguiu pela sua inteligência e apetência para a música. Mas é, sem dúvida, uma referência de destaque no panorama dos músicos portugueses, europeus e mundiais. Chegou onde nenhum português tinha chegado antes. Apenas com 17 anos foi admitida no Conservatório Superior de Dança e Música de Paris. Já atuou nos principais palcos do mundo e foi premiada em Itália, Dinamarca, Japão, França, Suíça e Portugal. É solista como flautista da Orquestra Nacional de França. Esta jovem, perdoem-me a comparação, se em vez da música estivesse no futebol estaria acima do Cristiano Ronaldo.
O seu nome é Adriana. Adriana Ferreira. Adriana José Morais Ferreira.
Em 2010 a Câmara Municipal aprovou um voto de louvor, congratulação e regozijo pelo primeiro prémio obtido na Dinamarca num famoso concurso internacional. Cinco anos depois, atribui-lhe a Medalha de Ouro do Município. No futuro teremos com certeza que criar um galardão especial para continuar a homenagear a obra e os feitos da nossa Adriana Ferreira.
Parabéns Adriana”.
“O Executivo Municipal decidiu atribuir a Medalha de Mérito Público – Grau Prata à Cruz Vermelha de Arco de Baúlhe, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 25 anos na promoção de socorro às populações e de bem-estar e qualidade de vida dos utentes que serviu e serve.
Muito Obrigado à Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe e a todos os que lá trabalham sejam os seus diretores ou os seus funcionários. Continuem a contribuir para a projeção do nome e da imagem de Cabeceiras de Basto”.
“O Professor José Manuel Borges Machado leva mais de trinta anos de dirigente associativo empenhado e dedicado como poucos. É justo reconhecer a sua dedicação a Cavez, em particular, e ao concelho, em geral, não só como dirigente mas também enquanto responsável pelo Boletim Informativo de Cavez que transporta bem longe as notícias da nossa terra.
A Câmara Municipal em sinal de reconhecimento pelo importante contributo que tem dado, de uma forma voluntária, para a projeção do concelho deliberou atribuir-lhe a Medalha de Mérito Público – Grau Prata.
Bem-haja Prof. José Borges”.
“E voltamos à música. É ainda mais jovem que a Adriana. Tem apenas 21 anos. Distingue-se no trompete, instrumento com o qual já obteve vários prémios. A sua internacionalização iniciou-se em Barcelona e Berlim. Tem um futuro promissor.
O seu nome é Carlos Eugénio Leite. O Executivo Municipal aprovou por unanimidade um Voto de Congratulação pelo já marcante percurso musical do Carlos Eugénio Aguiar Leite. Acredito que em breve a Câmara Municipal estará de novo a homenagear este jovem músico Cabeceirense.
Força caro amigo. Continua assim. Irás longe. Parabéns”.
“Homenageamos hoje também aquele que poderá ter sido o primeiro responsável pela brilhante carreira destes extraordinários músicos. Dirigiu a Banda Cabeceirense e a sua Escola de Música que tão bons resultados tem conseguido atraindo tantos e tantos jovens para esta arte.
Estamos-lhe gratos Sr. Armindo Nunes pela dedicação e empenho que sempre colocou no seu trabalho e que contribuiu para o aumento do prestígio e para a promoção de Cabeceiras de Basto.
A Banda Cabeceirense, Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses orgulham-se do seu trabalho.
Muito Obrigado”.
“Uma Aventura no Mosteiro de Refojos é o título de um trabalho literário coletivo elaborado pelos alunos da Turma C 2 dos 3º e 4º anos da Escola Básica da Ferreirinha, em Cavez. Entre dez mil trabalhos no concurso nacional da Editora Caminho o júri classificou em primeiro lugar o texto original Uma Aventura no Mosteiro de Refojos.
O Executivo Municipal decidiu por unanimidade aprovar um Voto de Congratulação por este feito à Escola Básica da Ferreirinha extensivo à professora responsável e aos seus alunos.
Parabéns a todos”.
“O Campeão Europeu de Tiro ao Voo é Cabeceirense. Já conquistou diversos prémios. Agora é o título máximo à escala da Europa.
O Executivo Municipal decidiu por unanimidade aprovar um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo ao Paulo Mucha pelos seus inúmeros êxitos e particularmente pelo título de Campeão da Europa de Tiro ao Voo. Parabéns. Muito provavelmente iremos falar deste campeão mais vezes”.