Câmara entrega 93 bolsas de estudo a jovens Cabeceirenses
Um apoio de 62 mil euros às famílias
11 de setembro, 2015
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, entregou esta tarde, dia 11 de setembro, 93 bolsas de estudo a jovens cabeceirenses, um investimento que totaliza 62.136,48 euros, montante totalmente suportado pelo orçamento municipal e que se assume como um contributo importante para as famílias, para que os seus filhos estudantes possam concluir ou prosseguir a sua formação.
A cerimónia da entrega de bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior decorreu na Casa do Tempo, onde se juntaram familiares e amigos dos bolseiros.
Acompanharam o presidente da Câmara os vereadores Dra. Isabel Coutinho, Alfredo Magalhães, Dr. Jorge Machado e Prof. Mário Leite, bem como os presidentes das Juntas de Freguesia.
Na oportunidade, o presidente da autarquia realçou que “a prioridade da Câmara Municipal são as pessoas, especialmente as famílias com maiores dificuldades”. As bolsas de estudo hoje entregues são, por isso, “um estímulo para que os jovens continuem os seus estudos”, uma medida que se reveste de grande importância social.
As bolsas estudo “são um investimento na qualificação dos nossos jovens”, disse Francisco Alves, afirmando que “Educação e Formação dos jovens são fatores essenciais para o desenvolvimento económico e social do nosso concelho e da nossa região”. E deixou um apelo “tirem o melhor proveito deste apoio” e que o mesmo contribua para que “os jovens de hoje sejam os empreendedores que queremos ter amanhã”, finalizou o presidente da Câmara Municipal, deixando claro que “a Educação é um eixo prioritário para o crescimento do nosso concelho”.
A entrega das bolsas de estudo representa um investimento na formação de jovens estudantes cabeceirenses que tiveram bom aproveitamento escolar e cujos agregados familiares se apresentam economicamente mais débeis.
Trata-se de uma medida que visa incentivar a continuação dos estudos dos alunos de famílias com menores recursos económicos, contribuindo, assim, para atenuar as desigualdades sociais e económicas entre as populações do concelho e consequentemente, para melhorar as condições de vida da população residente.
Uma aposta continuada na valorização dos recursos humanos do nosso concelho que a autarquia pretende manter tendo em vista a consolidação de uma sociedade mais justa, equilibrada e capaz.