Conteúdo

Casa do Tempo celebrou dois anos de vida com muita animação

Casa do Tempo já recebeu mais de 47 mil visitantes

3 de agosto, 2015
Casa do Tempo celebrou dois anos de vida com muita animação
O descerramento de uma estátua em pedra do ‘Basto’, a inauguração de uma exposição, teatro, jogo do pau, folclore, concertinas e o corte do bolo marcaram os festejos do 2º aniversário da Casa do Tempo, um evento que contou com a presença de centenas de pessoas. À iniciativa associaram-se, também, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia e alguns membros da assembleia municipal.
Uma noite repleta de animação, com muita cor e dança à mistura, onde não faltou a boa disposição.

Depois da brilhante e entusiasta atuação da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim (ARDCA) com o Jogo do Pau, os cabeceirenses assistiram ao descerramento da estátua em pedra do ‘Basto’ oferecida à Casa do Tempo pelo vereador Alfredo Magalhães que, na oportunidade, reconheceu e elogiou o trabalho dos Marmoristas de Cavez, autores da escultura.

O presidente da Câmara Municipal congratulou-se com a iniciativa e com a adesão do público, enaltecendo o empenho e a dedicação de toda a equipa da Casa do Tempo que já recebeu, até ao momento, mais de 47 mil visitantes.

Afirmando que “a Casa do Tempo é de todos, do tempo de ontem, de hoje e de amanhã”, Francisco Alves convidou os Cabeceirenses a visitar esta Casa, um verdadeiro Centro Interpretativo do nosso concelho.

O corte do bolo e brinde no recinto exterior da Casa do Tempo, a inauguração da exposição ‘A máquina daquele tempo/Velhas Tecnologias’, a encenação levada à cena pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) sobre ‘Frei Diogo de Murça e a importância do Mosteiro de São Miguel de Refojos’, a atuação das concertinas e do Rancho Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’ foram, também, momentos altos deste 2º aniversário.

Na Casa do Tempo os visitantes podem, através do recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, aceder à informação turística do concelho, mas também inteirar-se da dinâmica local registada nos diversos setores de atividade, assim como, conhecer as potencialidades que o concelho encerra.

A Casa do Tempo é, por isso, um projeto integrado que tem em conta a riqueza patrimonial, a identidade e a matriz rural que caracteriza o concelho, que contribuirá seguramente para salvaguardar o património material e imaterial local e para dar a conhecer o dinamismo desta terra e das suas gentes.

Vitrine da nossa história, usos, costumes, natureza, território e pessoas, a Casa do Tempo apresenta uma forte componente multimédia, que projeta as riquezas do território num futuro que se pretende seja marcado pela tecnologia e pela inovação ao serviço da população.

De referir que a Casa do Tempo é, também, desde o mês passado um Centro UNESCO, um espaço que tem como objetivo colaborar com as instituições locais, regionais ou internacionais, na realização de ações que têm ligação com a UNESCO, em particular com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

Com efeito, este Centro UNESCO – Casa do Tempo pretende suscitar e encorajar a defesa dos valores proclamados pela UNESCO, tais como: contribuir para uma formação mais ativa e responsável que promova valores e atitudes, aptidões e comportamentos compatíveis com o desenvolvimento integral dos indivíduos; contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões da preservação da biodiversidade e das tradições a ela associadas; constituir-se parceiro da comunidade educativa na promoção da educação para todos, visando a inclusão social e a plena inserção e participação dos jovens na vida da comunidade, contribuindo desta forma para promover o desenvolvimento da região; desenvolver sempre que possível materiais pedagógicos potenciadores da cidadania e participação jovem; desenvolver programas de formação nas áreas da educação não formal; e promover seminários, reuniões e exposições enquadráveis nos objetivos referidos.
Scroll