Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto (S. Nicolau)

Junta de Freguesia

José Carlos Ferreira Rebelo
Presidente da Junta: José Carlos Ferreira Rebelo (PS)
Secretário: Teresa Cristina Alves Leite Ribeiro Pinto (PS)
Tesoureiro: Joaquim Vasconcelos Pereira (PS)

Assembleia de Freguesia
Presidente: António Afonso Gonçalves Baptista (PS)
1º Secretário: Rosa Maria dos Santos Magalhães (PS)
2º Secretário: Maria da Graça Ferreira Marques (PS)
1º Vogal: José Manuel Marques da Silva (PS)
2º Vogal: Andreia Manuela Henriques Camelo (PS)
3º Vogal: Armando Paulo dos Santos Pereira (PPD/PSD - CDS-PP)
4º Vogal: Pedro Manuel Martins Teixeira (PPD/PSD - CDS-PP)
 

Cabeceiras de Basto (S. Nicolau)

Parque de Estacionamento na envolvente à Igreja Paroquial de Cabeceiras de Basto
Parque de Estacionamento na envolvente à Igreja Paroquial
Localidade ancestral, remonta ao tempo da civilização castreja. Confronta com os concelhos de Montalegre e de Fafe, e com as suas congéneres de Bucos e Abadim e com a antiga freguesia de Painzela. É uma freguesia que possui uma área de 24,52 Km2 e 711 habitantes (censos 2011).

O próprio nome de Cabeceiras provém do facto de ter sido cabeça da região. Os antepassados fixaram-se no alto das montanhas ou nas suas vertentes, erguendo fortificações castrejas. Terra de natureza áspera, de relevo acidentado, vales profundos, abrigados em forma de concha, favoreceu a ocupação humana e possibilitou uma estratégia de defesa e penetração dos invasores.

Apesar do baixo índice de povoamento, Cabeceiras de Basto foi outrora sede de concelho. Possui um património edificado valioso, sobretudo ao nível das casas solarengas. Destaca-se a casa da Taipa, com a sua capela de Nossa Senhora da Conceição, de traça quinhentista, a casa da Breia, que foi solar do Conde de Basto, de austera arquitetura, talvez setecentista, apresenta uma pesada escadaria cujo corrimão de pedra é adornado com volutas. Totalmente diversa é a casa do Casal da Fonte com o seu portal armoriado prenhe de barroquismos, dos finais de setecentos. Outro interessante edifício solarengo é a Casa da Bouça. As casas da Breia de Baixo e de Mourigo merecem também ser assinaladas. A Igreja de São Nicolau de Cabeceiras é um templo amplo e formoso.

Dos locais de interesse turístico destaca-se ainda a aldeia de Busteliberne, aglomerado rural de grande interesse patrimonial.

As festas e romarias têm o seu auge na procissão dos Passos do Senhor. No que respeita à gastronomia é de salientar a vitela assada e o fumeiro, proveniente de uma economia de subsistência assente na agricultura.
Scroll