Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Abadim

Junta de Freguesia

António Fernando Ferreira Basto

Presidente da Junta: António Fernando Ferreira Basto (PS)
Secretário: José Manuel Teixeira de Magalhães (PS)
Tesoureiro: Tiago João Gonçalves Rocha (PS)

Assembleia de Freguesia
Presidente: Alexandre Alves Lopes (PS)
1º Secretário: José Joaquim Poças Gonçalves (PS)
2º Secretário: Franquelim Portela Gonçalves (PS)
1º Vogal: Justiniano Pereira Barroso (PS)
2º Vogal: António João Magalhães (IPC)
3º Vogal: Maria Cristina Costa Semanas (IPC)
4º Vogal: Francisco José de Almeida Martins Pacheco (PPD/PSD - CDS-PP)

TLF: 253 661 448
Email: freguesiaabadim@hotmail.com
 


Igreja de S. Jorge (Igreja Paroquial de Abadim)
Igreja de S. Jorge (Igreja Paroquial de Abadim)
Abadim é uma freguesia razoavelmente extensa, 14,9 m2, com 571 habitantes (censos 2011) alongando-se o seu território por uma estreita faixa no sentido norte/sul. Confrontada com os concelhos de Vieira do Minho e com as suas congéneres de Riodouro, Cabeceiras de Basto e Refojos de Basto, Outeiro e Painzela. Abadim estende-se por uma das vertentes da Serra da Cabreira, atingindo a Norte elevadas altitudes e na extremidade oposta, junto ao Rio Peio, um vale profundo, húmido e fértil. Engloba quatro aglomerados populagest/cionais, nomeadamente Abadim, Travassó, Torrinheiras e Porto d' Olho.

Esta parcela de terreno terá conhecido um remoto povoamento proto-histórico, a crer na toponímia de origem árabe que significa adorar. A localidade, que obteve foral de D. Manuel I em 1514, apresenta-se com uma taxa de densidade populacional baixa, com indicadores de crescimento disperso, facto que pode explicar-se pela sua proximidade à sede do concelho.

O Castelo da Torre constitui-se como uma forte referência turística nesta freguesia, destacando-se também o Pelourinho do Couto e Pedra de Armas e a casa da Ramada. No tocante ao património natural, esta freguesia é das mais interessantes e ricas detendo belos trechos paisagísticos e um importante equipamento turístico em Moinhos de Rei, histórico local, hoje transformado em área de lazer.

Das festas e romarias destaca-se S. Jorge, Santo António e Santíssimo Sacramento. O artesanato tem expressividade na tecelagem e nas mantas de farrapos. A agricultura e a construção civil constituem as principais atividades económicas da freguesia.
Scroll