Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Mensagem

Presidente Francisco Alves


Caros(as) Cabeceirenses

Está em marcha até julho de 2019 o programa ‘Mosteiro de Emoções’ que está a dinamizar Cabeceiras de Basto, colocando em evidência este bem de caráter excecional – o NOSSO MOSTEIRO. Trata-se de um programa cultural diversificado dirigido a vários públicos que se desenvolve em três eixos: Cultura/Artes Performativas; Gastronomia/Sabores; e Saúde e Bem-Estar.

É nossa preocupação salvaguardar, promover, conservar e valorizar o NOSSO MOSTEIRO, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos. E foi por isso que nos mantivemos muito atentos às oportunidades de financiamento para a execução de obras de restauro, requalificação e conservação deste monumento, obras tão necessárias para a sua manutenção e valorização.

Em 2016 surgiu a oportunidade de apresentarmos uma candidatura ao Programa NORTE 2020 para a recuperação das fachadas e coberturas da Igreja, da antiga livraria dos monges beneditinos, das coberturas da ala nascente do Mosteiro, entre outras obras, sendo que essa candidatura impunha que as intervenções candidatadas contribuíssem para atrair e seduzir cada vez mais visitantes e turistas a este Património. Para o efeito, elaboramos este programa cultural com o objetivo de promover e divulgar o NOSSO MOSTEIRO.

Cabeceiras de Basto tem uma oferta extraordinária e para todos os gostos.

Cabeceiras de Basto é um concelho para descobrir, desfrutar e degustar.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos tem sido o principal ícone de promoção deste território e, por isso, vai continuar a ser uma aposta da Câmara Municipal.

Estamos assim a fazer tudo para que, dia após dia, ano após ano, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos continue a cativar mais visitantes, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuindo também para o aumento do prestígio e da imagem da nossa terra e das nossas gentes.

Este programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ integra 23 atividades relacionadas com múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património mas, também, da tradição e da história. Destaco a realização, no final do ano, entre os dias 6 e 9 de dezembro, da Bienal Internacional de Flauta Transversal, sob o alto patrocínio artístico de uma notável flautista cabeceirense – Adriana Ferreira.

Quero deixar, desde já, a todos os Cabeceirenses e a todos aqueles que nos visitam, o convite para participarem nas atividades que integram o vasto e rico programa ‘Mosteiro de Emoções’, um vasto e rico programa cultural e de animação artística que dinamizará o Município de Cabeceiras de Basto, colocando em evidência este NOSSO MOSTEIRO, imponente exemplar barroco.



Francisco Luís Teixeira Alves
[Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto]

8 maio 2018
Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll