Conteúdo

Exposição de pintura «Metamorphosis» do artista Rui Duarte

Inaugurada por Vice-presidente da Câmara Dra. Isabel Coutinho

20 de julho, 2015
Exposição de pintura «Metamorphosis» do artista Rui Duarte
A vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dra. Isabel Coutinho, inaugurou no dia 17 de julho, a exposição de pintura ‘Metamorphosis’ da autoria de Rui Duarte.

Através de um conjunto de 15 pinturas na sua técnica de eleição – a aguarela, Rui Duarte representa nesta mostra construções arquitetónicas, sobretudo rurais.
Através de linhas distorcidas que transmitem uma imagem alternativa da realidade através de um movimento constante e ondulante que confunde e inebria os sentidos, misturando-o num imenso mundo de cores que dão vida às suas ilustrações e aligeiram a rudeza e o tom acinzentado da realidade.

Na oportunidade, a vice-presidente felicitou o artista, destacando a beleza e vivacidade do seu trabalho.

Depois de agradecer a presença de todos, Rui Duarte falou da sua obra e do seu interesse pelas “casas rústicas”, às quais dá muita cor e uma nova ‘roupagem’ – uma marca que o distingue.

O evento foi abrilhantado pela atuação dos Cavaquinhos da Raposeira, que proporcionaram aos presentes um final de noite muito animado.

Rui Adelino Duarte Pinto nasceu em França a 22 de Abril de 1969 tendo, ainda menino, vindo para Portugal com a família, fixando residência em Amarante. Após a conclusão do Ensino Secundário, ingressou na Escola Superior de Castelo Branco, onde obteve a Licenciatura em Educação Visual e Tecnológica. Seguiram-se o Mestrado em Educação de Adultos e Doutoramento em Comunicação Visual e Expressão Plástica pela Universidade do Minho.

A sua atividade docente tem sido desempenhada ao nível do ensino secundário, bem como em alguns Estabelecimentos de Ensino Superior, designadamente na Escola Superior de Educação de Fafe, Instituto Superior de Educação do Instituto Piaget e Universidade do Minho.

Conta já com diversos artigos de caráter científico editados em revistas ligadas à problemática da educação arte e cidadania, bem como a colaboração com a imprensa local.

A nível artístico, apesar de algumas incursões pelo desenho, escultura e cerâmica, é contudo a pintura a forma de arte em que mais se tem envolvido.

A produção artística de Rui Duarte, levou-o à realização de diversas exposições de pintura, quer ao nível individual, quer a nível coletivo, das quais se destacam ‘Expressões corpóreas’, ‘Impressões fortuitas’ e também a exposição ‘Metamorphosis’, ontem inaugurada.
Scroll