Conteúdo

Tertúlia dedicada ao «Padre Domingos Pereira - Um Padre Guerrilheiro»

Dr. Barroso da Fonte e Dr. Norberto Ferraz foram os oradores

6 de julho, 2015
Cabeceiras de Basto dedicou tertúlia ao «Padre Domingos Pereira - Um Padre Guerrilheiro»
Cerca de uma centena de pessoas participou na passada sexta-feira à noite, 3 de julho, na tertúlia com o tema 'Padre Domingos Pereira - Um Padre Guerrilheiro', esta que foi a oitava tertúlia dinamizada pela Câmara Municipal, através da Casa do Tempo. A tertúlia moderada pelo presidente, Francisco Alves, teve como oradores o Dr. Barroso da Fonte (Mestre em Cultura Portuguesa e natural de Montalegre) e o Dr. Norberto Ferraz (Doutorado em História Moderna natural de Cabeceiras de Basto).
Na abertura do evento, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) fez uma breve intervenção teatral com um excerto de entrevista dada pelo próprio Padre Domingos a um jornalista da época, seguindo-se a análise e discussão do tema 'Padre Domingos Pereira - Um Padre Guerrilheiro' que pretendeu abordar o legado do monárquico Padre Domingos Pereira, figura controversa e emblemática de uma época marcada pelas sangrentas lutas entre o revoltosos apoiantes da Monarquia e os fervorosos partidários do regime republicano.

Depois de saudar todos os presentes, o presidente da Câmara Municipal congratulou-se com “a casa cheia” numa noite dedicada ao Padre Domingos Pereira, “um dos mais destacados promotores da contrarrevolução monárquica nesta zona”, que nasceu em Vilarinho de Negrões, Montalegre, em 9 de Agosto de 1862.

Os oradores Barroso da Fonte e Norberto Ferraz falaram aos presentes sobre a importância do Padre Domingos, da sua vida e das suas lutas. “Um homem complexo com uma vida política intensa. Um homem que se manteve fiel às suas ideias. Um herói local. Um mito. Um homem bom”.

O cabeceirense José Manuel Pereira Carvalho, popularmente conhecido por ‘Zeca Revolta’, também deixou o seu testemunho acerca desta apaixonante figura incontornável da História do nosso concelho, entre os finais do século XIX e as primeiras décadas do século passado, já que, em criança, privou de muito perto com o Padre Domingos Pereira, vizinho de seus pais, no popular bairro da Raposeira.

Nesta tertúlia estiveram presentes os vereadores Alfredo Magalhães e Prof. Mário Leite, presidentes das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, o pároco de Refojos, Outeiro e Painzela, Manuel Baptista, familiares do Padre Domingos Pereira, entre outros convidados e público em geral.
Scroll