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Alunos do Ensino Especial festejaram Dia da Criança no Centro Hípico

Projeto EquoVida é desenvolvido desde 2007

3 de junho, 2015
Alunos do Ensino Especial festejaram Dia da Criança no Centro Hípico
No dia 1 de junho, o Dia Mundial da Criança foi assinalado no Centro Hípico de Cabeceiras de Basto com a visita de um grupo de meninos e meninas muito especiais do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, acompanhados pelos seus professores e auxiliares.
Depois da receção aos visitantes pela equipa do programa EquoVida – programa de equitação com fins terapêuticos – e visita às instalações do Centro Hípico, as crianças e jovens visualizaram um filme sobre a equitação com fins terapêuticos, sendo-lhes também presentadas as diferentes atividades realizadas no âmbito do programa EquoVida, designadamente os cuidados a ter com o cavalo.

Paralelamente, participaram em atividades de maneio, como a limpeza do cavalo e sua alimentação, tendo ainda cada criança montado a cavalo no picadeiro coberto, com manta e cilhão. Um dia especial preparado com muito carinho para todos os meninos e meninas também muito especiais que recordarão, certamente, as experiências vividas no Centro Hípico.

De referir que o projeto EquoVida é desenvolvido no Centro Hípico de Cabeceiras de Basto desde 2007, do qual faz parte uma equipa constituída por um tratador, um monitor de equitação, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, assentando numa parceria entre a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Fundação A. J. Gomes da Cunha e a Régie Cooperativa Basto Vida.

Tratando-se de um método terapêutico e educacional, a abordagem realizada neste programa enquadra-se numa perspetiva multidisciplinar e tem em vista o desenvolvimento biopsicossocial, uma vez que esta atividade terapêutica contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação/relação entre cavaleiro e cavalo e o ato de montar permitem o desenvolvimento de novas formas de socialização,  a autoconfiança e a autoestima, aspetos essenciais a ter em conta no trabalho programado.
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