Conteúdo

Uma centena debateu «Maus Tratos a Idosos»

Iniciativa inserida no âmbito do Plano de Atividades da Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas

22 de maio, 2015
Uma centena debateu «Maus Tratos a Idosos»
Os "Maus Tratos a Idosos" estiveram no dia 20 de maio, em análise e discussão no auditório da Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto.

A palestra inserida no âmbito do Plano de Atividades da Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto – Eixo II Sensibilização, teve como oradora convidada a Dra. Isabel Dias, subdiretora da Faculdade de Letras do Porto.
Nesta iniciativa marcaram presença a vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dra. Isabel Coutinho, os vereadores Alfredo Magalhães e Prof. Mário Leite, bem como os presidentes das Juntas de Freguesia.

De salientar que esta palestra integrada, também, no Plano de Ação da Rede Social, contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, maioritariamente representantes da quase totalidade das IPSS’s do concelho e de municípios vizinhos, técnicos da Câmara Municipal, da Basto Vida, membros da Assembleia Municipal, elementos da GNR, Polícia Municipal, USCab, CPCJ, ACES do Alto Ave e respetivas unidades funcionais do Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto, Segurança Social, Externato de S. Miguel de Refojos e Agrupamento de Escolas.

Depois de cumprimentar todos os presentes e de dar as boas-vindas à oradora, a vice-presidente da Câmara falou da relevância e da atualidade do tema dos ‘Maus Tratos a Idosos’ nos dias de hoje, assim como da importância que tem vindo a assumir a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto (CMPICB) que pretende melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos dependentes de Cabeceiras de Basto, através da articulação, informação e promoção dos direitos e proteção das pessoas idosas de forma a garantir o seu bem-estar, dignidade e qualidade de vida.

De referir que a CMPICB é constituída por membros de entidades públicas e privadas com ou sem fins lucrativos, implantadas no município e com intervenção social, atuando em articulação com o Conselho Local de Ação Social de Cabeceiras de Basto. Funciona nas instalações dos Serviços de Ação Social e Saúde do Município.

Na sua intervenção, a oradora fez uma abordagem à problemática do abuso a idosos, colocando em evidência o papel que as forças de segurança – “aliado fundamental” – têm tido nestas questões.

Depois de enumerar os tipos de abuso existentes, Isabel Dias apresentou à numerosa plateia os principais fatores de risco, bem como o perfil dos idosos maltratados.
Paralelamente, falou das características dos agressores, dos abusos institucionais e dos efeitos desses abusos nos idosos.

Realçando a importância da prevenção da violência sobre os idosos, a subdiretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a estudar as questões relacionadas com a violência e com o envelhecimento, deu os parabéns ao Município Cabeceirense pela criação da Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas.

No final, os presentes tiveram a oportunidade de comentar e esclarecer dúvidas relativas ao tema em debate.
Scroll