Conteúdo

Henrique Gonçalves vence final municipal

Concurso «Escolas Empreendedoras IN.AVE» com o projecto «Heróis do Tempo»

13 de maio, 2015
1.º premiado - Projeto «Heróis do Tempo»
O jovem estudante do 11º ano do Externato de S. Miguel de Refojos, Henrique Gonçalves, foi o grande vencedor da final municipal do concurso "Escolas Empreendedoras IN.AVE" com o projeto "Heróis do Tempo", concurso que se disputou no dia 12 de maio, na Casa do Tempo.

No seu global, este projeto envolve mais de 2.500 alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário e profissional. São mais de 500 os alunos que terão oportunidade de aprender e de mostrar o seu talento e as suas 214 ideias.
O aluno destacou-se no conjunto das 11 ideias apresentadas que envolveram, no seu global, três dezenas de estudantes, nesta que foi a 2ª edição do concurso de ideias das ‘Escolas Empreendedoras IN.AVE’ promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave e pelo Município de Cabeceiras de Basto, no âmbito da Rede de Empreendedorismo do Ave – IN.AVE.

A final municipal do concurso contou com a presença da Vereadora da Educação, Dra. Isabel Coutinho, do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Ave, Eng. Gabriel Pontes, do representante da GesEntrepreneur, Dr. Sérgio Félix, do representante do Centro de Formação de Basto, Dr. António Carvalho, do diretor do Externato de S. Miguel de Refojos, Monsenhor José Augusto Ribeiro, entre outros convidados, professores e alunos do Externato.

De salientar que em segundo lugar se classificaram os estudantes Cristina Morais, Daniela Basto e Rui Pinto com o projeto ‘Agua Energética’, e em terceiro lugar os jovens Ricardo Castro, Fábio Fernandes e Pedro Sampaio com a ideia inovadora ‘Palitos com Sabor’.

Na sua intervenção, a Vereadora da Educação, Dra. Isabel Coutinho, deu “os parabéns a todos os que ousaram participar, criar e empreender”, deixando uma palavra de apreço e reconhecimento aos professores do Externato de S. Miguel de Refojos que acompanharam e orientaram os seus alunos no desenvolvimento dos seus projetos.

Dando especial importância às ideias empreendedoras dos jovens, Isabel Coutinho disse que “a Câmara Municipal abraçou, desde logo, este projeto por ser extremamente positivo para os jovens”, designadamente ao nível da aquisição de competências.

Por seu turno, o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Ave, Eng. Gabriel Pontes, regozijou-se com o número de jovens empreendedores a participar no concurso municipal. “Não tenham receio. Vão à luta. Tenham garra. Não desistam, persistam”, desafiou o Secretário Executivo da CIM do Ave.

Nas suas palavras, Sérgio Félix, da GesEntrepreneur, enalteceu a realização do concurso ‘Escolas Empreendedoras IN.AVE’ que visa facultar aos jovens “as ferramentas” necessárias ao desenvolvimento de projetos futuros.

No final das apresentações das 11 ideias a concurso, os jovens Marcelo Teixeira e Ricardo Castro proporcionaram aos presentes um belo momento musical.

São objetivos desta iniciativa motivar os jovens para as práticas empreendedoras; promover o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos; desenvolver projetos/ideias que possam ser uma mais-valia para a Região do Ave; criar ideias de negócio inovadoras e exequíveis e que tenham em conta as necessidades do território.

Note-se que os professores que participaram neste projeto receberam formação para trabalharem o espírito e cultura empreendedora nos seus alunos.

De salientar que o encerramento do concurso de ideias, que culmina com a realização do concurso intermunicipal, tem lugar em Cabeceiras de Basto no próximo dia 6 de junho, evento que marcará o final desta segunda edição do evento.
Scroll