Conteúdo

RC6 dá a conhecer exercício militar de aprontamento para missão no Kosovo

Exercício a realizar em Cabeceiras de Basto

25 de fevereiro, 2015
RC6 dá a conhecer exercício militar de aprontamento para missão no Kosovo
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, participou, na conferência de imprensa promovida pelo Regimento de Cavalaria Nº6 de Braga em colaboração com a Câmara Municipal, que teve como objetivos dar a conhecer aos órgãos de comunicação social a Missão do Grupo de Auto-Metralhadoras (GAM/KFOR) no Teatro de Operações do Kosovo.
Prentendeu ainda divulgar as principais atividades que vão decorrer no nosso concelho durante o exercício final de aprontamento designado ‘Pristina 151’.

Nesta sessão, que decorreu na Casa do Tempo, o Comandante do RC6, Coronel de Cavalaria Rui Ferreira, e o Comandante do GAM/KFOR, Tenente-coronel de Cavalaria Jorge Ferreira, prestaram todos os esclarecimentos sobre a missão a levar a efeito pelo Grupo de Auto-Metralhadoras.

De salientar que o exercício ‘Pristina 151’, promovido pelo Exército no âmbito da preparação, treino e certificação do efetivo do GAM/KFOR, realiza-se em Cabeceiras de Basto entre os dias 27 de fevereiro a 6 de março, envolvendo cerca de duas centenas de militares que partem para Pristina, capital do Kosovo, no final de março.

No último dia de estadia, 6 de março, realizar-se-à no Parque do Mosteiro, em pleno centro da vila, a iniciativa ‘Open Day’ que juntará todos os militares envolvidos nesta operação.
Na sua intervenção, o Comandante do GAM/KFOR, Tenente-coronel Jorge Ferreira, explicou que os militares irão ocupar a região nordeste e centro de Cabeceiras de Basto, montando o seu aquartelamento no Centro Hípico, sendo replicadas no território cabeceirense as ações a desenvolver no Kosovo.

Por seu turno, o Comandante do RC6, Coronel Rui Ferreira, depois de agradecer à Câmara Municipal “toda a amabilidade, disponibilidade, abertura, flexibilidade e colaboração”, falou da importância desta operação desenvolvida no seio da NATO, realçando como mais-valias o treino em campo aberto, junto da população.

O presidente da Câmara, Dr. Serafim China Pereira, fazendo suas as palavras do Comandante do RC6, destacou a “excelente colaboração” existente entre a autarquia e o Regimento de Cavalaria Nº6, referindo que Cabeceiras de Basto acolhe pela terceira vez os militares antes da sua partida para o Kosovo, à semelhança do que aconteceu em 2008 e em 2011.

O autarca manifestou, assim, todo o interesse e entusiasmo em receber a Brigada de Intervenção para o seu exercício final de aprontamento, disponibilizando os espaços físicos para o aquartelamento desta força e prestando-lhes todo o apoio logístico necessário.

Acompanharam o presidente da Câmara nesta conferência de imprensa os vereadores Dra. Isabel Coutinho, Francisco Alves e Prof. Mário Leite.

GAM/KFOR no Kosovo

Refira-se que o Grupo de Auto-Metralhadoras (GAM) da Brigada de Intervenção é uma das forças operacionais geradas no RC6, também conhecido como Regimento dos Dragões d’Entre Douro e Minho.

Durante o próximo mês, o GAM irá assim substituir o 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista constituindo-se como Reserva Tática do Comandante da Kosovo Force (KFOR), uma Força Multinacional liderada pela NATO (OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Chegados ao Kosovo – mais concretamente ao campo ‘Slim Lines’, nos arredores de Pristina – o Grupo de Auto-Metralhadoras terá uma constituição multinacional, passando a integrar no seu seio militares húngaros.

De entre as suas funções, o GAM/KFOR terá de conduzir operações de reserva através de meios terrestres e por em prática os procedimentos associados às Operações de Apoio à Paz, designadamente vigilância, escolta e proteção; patrulhamento de área; apoio à luta contra o crime organizado; operações de cerco e busca; vigilância de fronteiras; garantir a segurança dos aquartelamentos; entre outros.
 
Scroll