Conteúdo

Festa da Orelheira e do Fumeiro firma aposta na qualidade

Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar e presidente da Câmara inauguraram certame

13 de fevereiro, 2015
Festa da Orelheira e do Fumeiro firma aposta na qualidade
Arrancou na tarde do dia 13 de fevereiro, no Pavilhão Desportivo de Refojos, a 19ª Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, um certame organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que decorre até segunda-feira, dia 16 de fevereiro, onde são esperados cerca de 75 mil visitantes.
O certame foi inaugurado pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Dr. Nuno Brito, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, vereadores e demais autarcas das freguesias e do município, entre outros convidados e público em geral.

Depois de uma visita aos 84 produtores/expositores presentes nesta festa, dos quais 46 produtores de fumeiro, o presidente da Câmara cumprimentou todos os presentes, agradecendo a presença do Secretário de Estado nesta sessão de inauguração do certame.

Na sua intervenção, o autarca destacou como objetivo desta feira a “promoção dos produtos locais”, designadamente o fumeiro, o mel, os vinhos, os produtos hortícolas, os linhos, a lã, entre outros, e salientou que “o sucesso desta feira depende do facto de sermos capazes de manter a qualidade do nosso fumeiro”, estando a Câmara Municipal “atenta”, com o Gabinete de Veterinária a assumir o acompanhamento de todo o processo, desde a produção/criação dos animais até à confeção do produto final.

Regozijando-se com o crescente número de jovens a regressarem à terra e às suas origens, apostando na agricultura, o presidente da Câmara disse também que a grande aposta nesta 19ª edição é que “o fumeiro seja uma marca de qualidade e garantia de um bom produto”. E acrescentou: “é com muita alegria que vejo os filhos a suceder aos pais e que esta tradição do bem-fazer seja transmitida às novas gerações”.

Referindo que o número de produtores a querer aderir ao certame é superior aos lugares disponíveis, o autarca China Pereira mostrou-se muito satisfeito com o facto de esta atividade representar um complemento ao orçamento das famílias do nosso concelho.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar congratulou-se com a aposta dos jovens neste setor da economia afirmando que os consumidores têm cada vez mais “confiança” nos produtos locais.

Nuno Brito falou das alterações feitas ao nível da legislação, nomeadamente no que toca ao autoconsumo, à comercialização e à aproximação da produção ao consumidor, destacando-se a este nível o valor dado à produção primária “de maneira a que o agricultor consiga retirar da sua atividade mais benefício e, por consequência, obter mais qualidade de vida”.

Por fim, o Secretário de Estado congratulou-se com a inscrição de 9 mil agricultores no último Proder, o que significa que “9 mil jovens acreditaram na agricultura e a consideraram uma atividade social e económica viável”.
 
Programa para todos os públicos

O programa para amanhã coloca em destaque a realização do VIII Concurso de Fumeiro de Basto (Salpicão e Chouriça) organizado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte em colaboração com a Câmara Municipal.

O folclore, as concertinas, o teatro, a música popular portuguesa, o jogo do pau, o tradicional leilão das orelheiras, bem como um concurso de máscaras|festa country e a promoção gastronómica do fumeiro e derivados de porco na 'Tasquinha' completam o cartaz 2015 da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto que foi abrilhantada, na sua abertura, pela atuação do grupo ‘Os Bravos da Concertina de Refojos’.

De salientar que, devido ao mau tempo, o desfile de carnaval das escolas, integrado no programa da Festa da Orelheira e do Fumeiro, previsto para esta tarde na vila de Cabeceiras de Basto foi adiado para a próxima sexta-feira, dia 20 de fevereiro.

No entanto, os foliões das escolas saíram à rua durante esta manhã na vila do Arco de Baúlhe, um corso que primou pela criatividade, alegria e traquinices. Dezenas de pessoas assistiram ao desfile.
 
Scroll