Conteúdo

Uma centena de expositores presentes na Agro Basto em Cabeceiras de Basto

Candidatura do Mosteiro S. Miguel de Refojos em destaque no stand da Câmara Municipal

26 de setembro, 2014
Mais de uma centena de expositores presentes na Agro Basto em Cabeceiras de Basto
As Festas Concelhias prosseguem em Cabeceiras de Basto até à próxima terça-feira, dia 30 de setembro. Depois de seis dias de festa marcados pelas corridas a cavalo, desfolhada, bombos, teatro, cortejo etnográfico, garraiada e muita música tradicional, com destaque para a atuação do artista Toy, foi inaugurada a 38ª Exposição/Feira das Atividades Económicas de Basto – Agro Basto.
Coube ao presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, inaugurar o certame que este ano conta com mais de uma centena de expositores, desde o artesanato local, aos tratores, alfaias agrícolas e automóveis, passando ainda pelo setor agroalimentar. De notar,  a presença de diversas instituições e empresas da região, assim como a participação de diversos criadores de gado bovino (barrosã, maronesa e minhota), caprino (bravia), ovino (bordaleira d'entre Douro e Minho), cavalar (garrano) e suíno (porco bísaro).

Organizada pela Câmara Municipal a 38ª Agro Basto, para além de ser uma grande mostra de equipamentos, produtos e serviços, visa a promoção socioeconómica, cultural e turística das Terras de Basto.

Na abertura do certame, o edil cabeceirense acompanhado pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Mondim de Basto e Ribeira de Pena, respetivamente Humberto Cerqueira e Rui Alves, bem como, pelo representante da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Mário Oliveira e demais autarcas do município e das freguesias, visitou todos os expositores presentes desejando-lhes os maiores sucessos.

Satisfeito com o número de expositores, China Pereira congratulou-se com a realização da edição 2014 da Agro Basto, certame que tem sido abrangente e alargado a diversos setores da produção, transformação, distribuição e comercialização aqui representados.

Ao longo dos anos, esta iniciativa tem permitido mostrar aquilo que é a força e a dinâmica da ruralidade das Terras de Basto, mas também registado uma adesão crescente de expositores de outros locais do país, evidenciando a evolução e a modernização dos produtores locais, que se têm tornado, assim, mais competitivos para combater a crise, acrescentando riqueza à economia local.

Destaque também, para o espaço do empreendedorismo onde marcam presença, jovens empresários que ‘fintaram’ a crise e criaram novas oportunidades de negócio, desta feita, no setor das ervas aromáticas, culturas emergentes como o fisális, bem como, a dinamização de projetos agroturísticos e ambientais inovadores e geradores de novas dinâmicas socioeconómicas no concelho.

No uso da palavra, China Pereira, destacou ainda a candidatura do Mosteiro S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade, tema em destaque no stand da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Trata-se de um importante e valioso monumento que considerou uma referência no concelho, um elemento agregador e diferenciador, que é necessário potenciar e valorizar. O autarca disse ainda que a inscrição do ‘Nosso Mosteiro’ na rota do património mundial representaria um importante fator de desenvolvimento e progresso para esta terra de Basto. Para o edil está é uma marca a promover e como tal uma aposta municipal.

O autarca terminou salientando a simbiose entre a tradição e a modernidade patente nesta 38.ª edição da Agro Basto, que pode ser apreciada até ao próximo dia 29 de setembro.

Programa das Festas Concelhias

A noite de ontem foi dedicada à garraiada, prosseguindo o programa esta noite com a atuação do grupo musical ‘Baeta e Companhia’, no palco da Agro Basto.

Em simultâneo, até ao dia 30 de setembro, as ruas estão engalanadas, com os comerciantes e os divertimentos a completar o cenário da festa, que aguarda a visita de milhares de pessoas.

Amanhã, dia 27 de setembro, a feira continua com jogos tradicionais durante a tarde e à noite a partir das 21h30m com os cantares ao desafio protagonizados pela Maria do Carmo de Sernancelhe, Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana, no recinto da Agro Basto. Enquanto isso, 13 grupos de vários locais da região vão ‘invadir’ as principais ruas da vila e dar corpo ao encontro de Bombos., organizado pelos Zés Pereiras de Basto. A noite termina com a atuação do conhecido cantor português José Cid, no Parque do Mosteiro.

No domingo, dia 28 de setembro, é dia grande.O programa abre com o grupo de zés pereiras a anunciar as festas e a animar as principais ruas da vila, seguindo-se, às 9h30m, a feira de gado bovino (raças maronesa, barrosã e minhota) e o concurso pecuário aberto à participação dos distritos de Braga e Vila Real, no Parque do Mosteiro (org. pela Mútua de Basto/Norte). Após o desfile de gado agendado para as 12h00m, segue-se pelas 15h30m, as populares e tão apreciadas chegas de bois, uma iniciativa organizada pela Associação As Chegas. À noite tem lugar o arraial minhoto com a ‘Ronda das Concertinas’, onde cantadores e populares se juntam, cantando, percorrendo e animando as ruas desta vila Cabeceirense, enquanto no palco estará o cantor popular Zé Amaro. Segue-se um grande espetáculo de pirotecnia no Parque do Mosteiro e a ‘noite de estrelas’, organizado pela Contacto.

Na segunda, dia 29 de Setembro, Dia do Município e Feriado Municipal, o programa começa às 9h30m, junto ao monumento aos Combatentes, com a homenagem a todos os cabeceirenses que tombaram na Grande Guerra Mundial (1914-2014) assinalando desta forma o centenário da efeméride. Segue-se a sessão evocativa do Dia do Município no edifício dos Paços do Concelho, pelas 10h00, com a distinção de seis desportistas locais – Bernardino Pacheco Pereira, Luís Miguel Sousa Gonçalves, João Miguel Ferreira Machado, António Paulo Magalhães Sousa e Hélder Gonçalves Miranda – a quem serão atribuídos votos de louvor. Às 11h00m o programa prossegue com a missa solene na Igreja do Mosteiro de S. Miguel. Às 14h30m, apresentam-se as Bandas de Música Cabeceirense e de Revelhe, Fafe. Às 15h00m, realiza-se o grande sorteio das festas de S. Miguel enquanto, que em simultâneo, mas no palco da Agro decorre um Encontro de Folclore. Às 17h00m, tem início a imponente procissão em honra de S. Miguel e às 21h30m, atuam, em despique, as Bandas Cabeceirense e de Revelhe, Fafe.

A tradicional Feira/Festa de S. Miguel de Refojos, que anualmente regista milhares de visitantes, encerra Terça-feira, dia 30 de setembro - dia das trocas - com atividades desportivas no parque do mosteiro e a animação musical com a Banda Quadrângulo prevista para as 21h30m, na Praça da República.
 
Scroll