Conteúdo

Trupe brasileira inicia em Cabeceiras de Basto digressão a Portugal

Com a peça «O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas».

9 de setembro, 2014
Teatro
‘O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas’ é o tema da peça de teatro que a ‘Trupe Ensaia Aqui e Acolá’, do Brasil, apresenta nos dias 10 e 11 de setembro, ao público cabeceirense. Esta iniciativa que conta com o apoio do CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, resulta de uma digressão cultural que a Trupe está a fazer a Portugal apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura do Brasil.
Cabeceiras de Basto é, assim, a primeira paragem no país do referido grupo de teatro formado por arte-educadores e artistas profissionais que possuem em comum a necessidade de experimentar e partilhar novos processos de colaboração e criação cénica.

A ‘Trupe Ensaia Aqui e Acolá’, iniciou os seus trabalhos em 2006, dinamizando um projeto comprometido com a investigação teórico-prática sobre arte-educação e sobre as formas marginalizadas do teatro – teatro para infância e juventude, cine-teatro e o teatro folclórico – protagonizadas pelo Doutor em Teatro Marco Camarotti.

A sua primeira peça foi apresentada em 2007 e propôs uma nova estética para o teatro de infância e juventude. ‘O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas’ (que foi contemplada com o Prémio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008) é o segundo trabalho do grupo e coloca em prática a metodologia da encenação dos dramas circenses. Refira-se que o espetáculo ‘O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas’ estreou em julho de 2010, no Recife e o reconhecimento pelo empenho dedicado à criação da peça traduziu-se em mais de 100 apresentações em 26 estados brasileiros, incluindo temporadas e festivais de teatro.

Em 2013, esteve em digressão em 10 cidades do Nordeste brasileiro e em 2014, além da sua apresentação em vários festivais, inicia a sua primeira digressão internacional com espetáculos agendados para Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Cabeceiras de Basto, onde a Trupe fará a primeira apresentação, amanhã, dia 10 de setembro, pelas 21h30m, na Casa da Juventude, dirigida ao público em geral. No dia 11 de setembro, quinta-feira, terá lugar a segunda apresentação, pelas 15h00, também na Casa da Juventude mas direcionado sobretudo para os centros de dia, associações e públicos mais específicos.

A peça a apresentar - ‘O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas’- que tem somado êxitos e reconhecimento no Brasil, é inspirada no folhetim ‘A emparedada da Rua Nova’, de Carneiro Vilela, dando conta da história de uma moça, filha de um comerciante português, que teria sido, segundo diz a lenda, emparedada viva pelo próprio pai, no Recife do final do Século XIX, depois da descoberta da sua gravidez.

Na versão teatral da ‘Trupe Ensaia Aqui e Acolá’, os elementos que renderiam um melodrama de circo ganham delicioso contorno paródico, através do contraste entre um género sério e o seu tratamento cómico. Nesta peça são feitas referências à cultura pop dando sabor a esta comédia que resgata o conto do imaginário popular para fazê-lo viver de maneira critica e bem-humorada.

Os cerca de dez elementos que integram a ‘Trupe Ensaia Aqui e Acolá’ serão recebidos nos Paços do Concelho no dia 10, pelas 18h30m, pelo edil cabeceirense, Dr. China Pereira.

À noite, no espetáculo agendado para as 21h30m, cuja entrada é livre, estará também presente, em representação do Embaixador Gelson Fonseca Junior, o Conselheiro Durval Carvalho de Barros, Cônsul-Geral Adjunto no Consulado-Geral do Brasil no Porto.
 
Scroll