Conteúdo

Presidente da Câmara e diretor do Centro de Emprego visitam Casa da Lã

Oportunidade para dinamizar a Casa da Lã e atrair novas artesãs

12 de junho, 2014
Presidente da Câmara e diretor do Centro de Emprego visitam Casa da Lã
No passado dia 3 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, e diretor do Centro de Emprego do Médio Ave, Dr. Carlos Nuno Boticas, visitaram a Casa da Lã na freguesia de Bucos, tendo em vista a dinamização de futuras ações de formação na área do artesanato em lã.
Na oportunidade, o autarca China Pereira evidenciou as mais valias da Casa da Lã e da atividade que representa um complemento ao orçamento das famílias, explicando que esta pode ser uma oportunidade não só para dinamizar a própria Casa da Lã, como também para manter viva a arte, atraindo novas artesãs.
“Queremos contribuir para que as pessoas tenham emprego em Cabeceiras de Basto e, se possível, se fixem nas suas freguesias”, disse o presidente da Câmara.

Depois de evidenciar que “Cabeceiras de Basto é o único concelho com um Pólo de Formação ligado ao Centro de Emprego” do Médio Ave, o diretor, Carlos Nuno Boticas, desejou que esta ação “se transforme num movimento facilitador”, mostrando-se empenhado em colaborar.

Nesta visita à Casa da Lã, para além do presidente da Câmara e do diretor do Centro de Emprego, estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Bucos, Dr. José Brás, a vereadora da Cultura, Dra. Isabel Coutinho, a Dra. Paula Gonçalves do Pólo de Formação de Basto e técnicos municipais.

Refira-se que a Casa da Lã é um dos núcleos que integra o Museu das Terras de Basto, um museu Municipal que inclui também o Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, o Núcleo Museológico do Baixo Tâmega (Núcleo de Arte Sacra) e a Casa do Pão.

Inaugurada a 7 de setembro de 2012 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a Casa da Lã funciona na antiga EB1 de Bucos, cujas instalações foram recuperadas para aí se instalarem as Mulheres de Bucos que se dedicam, até ao momento, a manter a tradição do fiar e do tecer, procurando novas funções, modelos e padrões para os trabalhos da lã.

Scroll