Conteúdo

Cerca de três mil crianças e jovens vão abraçar o Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Também uma forma diferente de assinalar o Dia Mundial da Criança

27 de maio, 2014
Logotipo da candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade

Cabeceiras de Basto orgulha-se de ter um monumento de valor patrimonial, cultural e económico de enorme relevância que teve, desde a sua fundação, uma grande influência histórica para o concelho de Cabeceiras de Basto e para toda a região de Basto.
O imponente e inigualável Mosteiro de S. Miguel de Refojos, considerado o mais rico, singular e completo dos Mosteiros da Ordem Beneditina em Portugal e um dos mais importantes do mundo, tem um valor extraordinário.

Por isso, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu apresentar uma candidatura deste Mosteiro à Lista do Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

E, no âmbito da preparação da candidatura e do importante envolvimento da população de todo o concelho neste projeto, assumido pela autarquia como um verdadeiro desígnio, têm sido realizadas inúmeras sessões de apresentação e auscultação das pessoas que unanimemente têm apoiado a ideia.

Uma das iniciativas mais espetaculares que estamos a preparar envolve toda a comunidade escolar. Como só se abraça quem se gosta e como todos os Cabeceirenses gostam deste ex-líbris monumental, no próximo dia 2 de junho, pelas 10h00, cerca de três mil crianças e jovens estudantes vão dar um ABRAÇO AO MOSTEIRO.

Vestidos de branco e ostentando o logótipo da candidatura, os participantes vão de seguida construir um logótipo humano, no Parque do Mosteiro, espaço verde adjacente ao Monumento.

Pela espetacularidade desta ação, pelo forte envolvimento da população, designadamente da comunidade escolar, pelo que este momento representará de reforço da identidade das crianças e jovens com o valor histórico e simbólico do Mosteiro, não poderíamos ter encontrado uma melhor forma de assinalar o Dia Mundial da Criança com este ABRAÇO AO MOSTEIRO.

Scroll