Conteúdo

Município hasteia bandeira da ANMP na passagem dos seus 30 anos

Comemoração inclui um desfile etnográfico pelas ruas de Coimbra

20 de maio, 2014
Município hasteia bandeira da ANMP na passagem dos seus 30 anos
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associa-se hoje, dia 20 de maio, à comemoração dos 30 anos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tendo para o efeito hasteado a bandeira no edifício dos Paços do Concelho. Considerada “a Casa Comum do Poder Local”, a ANMP foi constituída por escritura pública de 22 de fevereiro de 1985 na Secretaria Notarial da Figueira da Foz, mas o seu Congresso constitutivo teve lugar naquela cidade nos dias 19 e 20 de maio de 1984, considerando-se assim o dia 20 de maio de 1984 como o dia da fundação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A Associação tem pautado a sua ação pela crescente exigência de proximidade entre os autarcas eleitos e os cidadãos eleitores, assumindo um papel preponderante na afirmação do Poder Local como um fator de desenvolvimento, corrigindo assimetrias e fortalecendo os laços que unem os portugueses como povo, garantindo a coesão territorial de Portugal.

Para assinalar a celebração dos seus 30 anos, a ANMP promove, hoje, um conjunto de iniciativas com o envolvimento dos 308 associados. Além do hastear das bandeiras nos 308 municípios, está previsto um desfile etnográfico pelas ruas de Coimbra, desfile que tem início na sede da ANMP e que dará a conhecer as inúmeras manifestações culturais promovidas pelas autarquias.

O Poder Local Democrático é uma conquista do 25 de Abril e está constitucionalmente consagrado desde 1976.

Scroll