Conteúdo

Município de Cabeceiras de Basto participa em «Tertúlia da Nossa Terra»

Casa da Lã e das Mulheres de Bucos em destaque

16 de janeiro, 2014
Casa da Lã
O Município de Cabeceiras de Basto é o convidado de amanhã, dia 17 de janeiro, para a Tertúlia da Nossa Terra, promovida pela Direnor. Trata-se de uma iniciativa que terá lugar na Fnac, em Braga, pelas 18h30m, altura a partir da qual Cabeceiras de Basto se apresentará ao público promovendo e divulgando o seu território, as suas gentes e as suas potencialidades.
A projeção de um filme promocional do concelho marcará o primeiro momento deste evento, seguindo-se uma pequena demonstração do trabalho ao vivo feito pelas ‘Mulheres de Bucos’ no âmbito da Casa da Lã.

Recorde-se que a Casa da Lã funciona na antiga Escola Primária da freguesia de Bucos, que uma vez recuperada e adaptada, alberga este projeto inovador, onde o trabalho da lã é preservado, valorizado e renovado pelas ‘Mulheres de Bucos’ que ali continuam a fazer as mantas, meias e outros artefactos. De referir que as ‘Mulheres de Bucos’ colaboram com a estilista Helena Cardoso na realização de trabalhos originais contemporâneos, mantendo a tradição no modo de fazer e que têm conquistado a atenção dos visitantes, não só na região e no país, mas também no estrangeiro.

Este é um projeto que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Junta de Freguesia de Bucos têm vindo a apoiar e a incentivar.

Segue-se a tertúlia propriamente dita, que sob a moderação da Eng.ª Ana Campos da Direnor, tem como convidados: o Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, a quem caberá falar sobre ‘A estratégia seguida nos últimos anos para dotar o concelho de infraestruturas e equipamentos’, a técnica superior da Câmara Municipal Dr.ª Fátima Oliveira que falará sobre ‘A importância dos eventos e iniciativas socioculturais, desportivas e outras na promoção do concelho’ e o Presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, que abordará o tema ‘Valorizar o património, promover a nossa história e a nossa cultura enquanto fatores de desenvolvimento’.

A Tertúlia da Nossa Terra terminará com um verde de honra oferecido ao público presente naquele espaço e durante o qual o Município de Cabeceiras de Basto promoverá os seus produtos locais, tais como mel, broa, fumeiros, doces e vinho verde da região.

Scroll