Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Semana da Educação de Cabeceiras de Basto termina com balanço positivo

Centenas de pessoas envolvidas na realização desta iniciativa

28 de outubro de 2013
Semana da Educação de Cabeceiras de Basto termina com balanço positivo
Chegou ao fim, com um balanço muito positivo, a edição 2013 da Semana da Educação de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que ao longo de seis dias promoveu um conjunto de ações lúdico-pedagógicas destinadas à comunidade educativa, em particular, e à população, em geral.
No último dia de atividades, as crianças e os jovens foram convidados a participar na ação ‘O Barroco contado às crianças’ que decorreu na Casa da Cultura, onde foram representadas as danças da época e onde foram dadas a conhecer algumas curiosidades acerca do período/estilo Barroco.

Paralelamente, realizou-se a Feira do Livro que teve como cenário a exposição intitulada ‘Ouro sobre Azul. Sinergias entre Filigrana e Talha Dourada’ do artista Seixas Peixoto.

Refira-se, ainda, que o dia de ontem, sexta-feira, ficou marcado pela iniciativa ‘Uma noite na biblioteca…’ que decorreu na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho.

Centenas de pessoas estiveram envolvidas na realização desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Régie Cooperativa Basto Vida, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Externato de S. Miguel de Refojos, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, CPCJ, Pólo de Formação de Basto e Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB).

Ao longo da semana, os cabeceirenses puderam visitar exposições e assistir a diferentes atividades, tais como ‘Livros de mão em mão’ no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e ‘Leituras partilhadas’ no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e Centro Escolar do Arco de Baúlhe.

Durante esta semana foi igualmente dinamizado o II Concurso de Quadras de S. Martinho, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, tendo-se realizado, também, a palestra ‘Futebol/Escola’ que teve como oradores os jogadores Quim (Desportivo das Aves/Sport Lisboa e Benfica/ S.C. Braga) e Rui Miguel (Paços Ferreira/Nacional/Vitória de Setúbal/S.C. Braga e Boavista) e, ainda, a psicóloga Rita Nogueira do Externato S. Miguel de Refojos.

A apresentação do livro ‘Histórias memórias & contos tontos’ de Maria do Céu Nogueira, o ateliê de escrita criativa dinamizada pelo CTCMCB, ateliês de gastronomia de ‘confeção de bolachas’, atividades de promoção da leitura, recitais, hora do conto e ações de sensibilização foram também iniciativas que integram este programa de seis dias delineado pela organização com o intuito de promover a Educação junto da comunidade.

De acordo com a organização do evento, esta foi uma semana onde se ensinaram e se aprenderam boas práticas educativas e culturais, conhecimentos esses que foram partilhados pelas diferentes gerações em Cabeceiras de Basto.


Adicionar comentário

Scroll