Conteúdo

Obras de beneficiação da ER 311

inauguração feita pelos presidentes das Câmaras de Cabeceiras de Basto e Montalegre

23 de setembro, 2013
Os presidentes das Câmaras Municipais de Cabeceiras de Basto e de Montalegre, Eng.º Joaquim Barreto e Prof. Fernando Rodrigues, procederam hoje, dia 21 de setembro, à inauguração das obras de beneficiação da ER 311, estrada de ligação entre Refojos (Cabeceiras de Basto) e Lodeiro d’Arque – Salto (Montalegre).

Uma cerimónia na qual estiveram presentes os presidentes das Juntas de Freguesia de Riodouro, Serafim Barros Pereira, de Salto, Prof. Alberto Fernandes e de Refojos, Francisco Alves, entre outros autarcas da freguesia e do município, convidados e população em geral.
A jornada começou com a deslocação da comitiva ao concelho vizinho, onde foi descerrada uma placa alusiva à efeméride, percorrendo depois a ‘nova’ estrada em direção ao largo do Cruzeiro, na freguesia de Riodouro, para proceder também ao descerramento de igual placa em terras de Cabeceiras, que assinala a concretização de tão importante e ansiada obra por parte dos dois concelhos.

No uso da palavra o presidente da junta de Riodouro, Serafim Barros Pereira, disse tratar-se de “um dia feliz para a freguesia, já que se estão a inaugurar as obras de beneficiação da ER 311, eixo rodoviário que atravessa, de norte a sul, o território da nossa terra e percorre todo o vale de Riodouro”. Adiantou ainda que “era uma necessidade há muito sentida pelos utilizadores desta estrada, um compromisso da Câmara Municipal para este mandato e que agora vimos com grande satisfação concretizado”.

O autarca agradeceu à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, nas pessoas dos Presidentes da Câmara e da Assembleia a Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, mas também à Câmara de Montalegre na pessoa do seu Presidente, Prof. Fernando Rodrigues, a atenção que deram a esta necessidade que tornou possível a concretização deste anseio, em primeiro lugar dos habitantes de Riodouro, mas também dos vizinhos de Salto, Montalegre e de todos os Cabeceirenses.

O Presidente da Junta de Freguesia de Salto, Prof. Alberto Fernandes, disse que esta estrada representa mais do que uma simples via, já que permite manter a ligação destes dois povos que ao longo de várias gerações estabeleceram fortes laços sócio-económicos. Terminou, agradecendo aos respresentantes dos dois municípios a importância dada a esta obra que é vital para a união das populações.

Na oportunidade o edil cabeceirense, Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu a presença de todos, começando por pedir desculpa aos utilizadores desta via pelo atraso na concretização da sua beneficiação, lembrando que em 1997 foi feita uma primeira intervenção, que não foi a melhor para responder às necessidades dos automobilistas.

Desde então tentou-se encontrar uma solução, que não foi fácil, pois ainda que tratando-se de uma via regional não foi possível obter financiamento para a sua beneficiação, motivo pela qual, e conscientes da importância desta via estruturante para os dois concelhos, os Municípios de Cabeceiras de Basto e de Montalegre decidiram assumir a obra. Um investimento na ordem de um milhão e 30 mil euros, que uma vez concretizado vai contribuir para fomentar e reforçar as relações de proximidade entre estes povos.

Da mesma opinião partilhou o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Prof. Fernando Rodrigues, adiantando que a beneficiação desta importante via era responsabilidade do governo e que não sendo por ele assumida, teve que ser assumida pelas Câmaras Municipas, numa época financeiramente difícil. O autarca disse também que este eixo viário permite ainda aproximar o concelho de Montalegre dos grandes centros urbanos, já que através da ER 311 é possível aceder à auto estrada A7, cujo nó de ligação se localiza na freguesia do Arco de Baúlhe, no concelho de Cabeceiras de Basto, que considerou muito importante para o desenvolvimento de Montalegre que aposta nos recursos naturais, na gastronomia e na cultura como principais fatores de atração.

Na oportunidade o autarca de Montalegre, elogiou a centralidade que hoje tem Cabeceiras de Basto, uma terra dotada de excelentes acessibilidade que se devem ao empenho e ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo autarca Eng. Joaquim Barreto, a quem teceu rasgado elogios e cujo desempenho tem contribuido para centralizar serviços, criar riqueza e emprego. “É um autarca de referência, um homem de trabalho e determinação que defende os interesses das populações e que vai ficar na história de Cabeceiras de Basto”, concluiu o autarca de Montalegre.

A findar esta cerimónia inaugural, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, felicitou os dois autarcas pela visão estratégica que tiveram ao executar esta importante obra para as gentes transmontanas de Montalegre e minhotas de Cabeceiras de Basto, enaltecendo igualmente a obra feita nos últimos 20 anos por Joaquim Barreto, uma ‘alma inquieta’ que muito valorizou e desenvolveu esta terra.

Ao toque do bombos e dos tocadores de concertinas, a jornada terminou com um almoço convívio oferecido a todos os presentes pelas Câmaras de Cabeceiras de Basto e de Montalegre.
Scroll