Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara inaugura Casa do Pão e Núcleo Interpretativo de Vida Selvagem

Recuperação e adaptação de um edifício existente e devoluto

30 de agosto de 2013
Câmara inaugura Casa do Pão e Núcleo Interpretativo de Vida Selvagem e promove Encontro de Ultraleves
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto procede amanhã, sábado, dia 31 de Agosto, à inauguração da Casa do Pão e Núcleo Interpretativo de Vida Selvagem, equipamentos estes, localizados em Moinhos de Rei, na freguesia de Abadim deste concelho. Trata-se de dois investimentos feitos na zona de montanha com o objetivo de recuperar o património edificado junto à Casa Florestal de Moinhos de Rei onde atualmente funciona também um Posto de Fomento Cinegético cuja gestão foi em tempos entregue à Câmara Municipal.
A Casa do Pão, resulta por isso da recuperação e adaptação de um edifício existente e devoluto, agora transformado num espaço expositivo onde doravante estará patente ao público, através de fotografia e vídeo, o ciclo do pão. Neste local será também apresentada uma mostra de alfaias utilizadas na produção dos cereais – milho e centeio – e na confeção do pão.

Este espaço estará igualmente dotado de condições para a confeção e para a degustação de pão, através da promoção de iniciativas sócio-culturais distintas direcionadas para diferentes públicos e da promoção de workshops, entre outras ações em torno da divulgação, promoção e valorização do ciclo do pão e seus derivados, que tem associado os usos e costumes desta terra.

No sábado será igualmente inaugurado o Núcleo Interpretativo de Vida Selvagem. Um espaço onde está apresentada a fauna e a flora locais e no qual é possível ao visitante inteirar-se das potencialidades desta zona localizada num micro clima, rica em espécies vegetais e animais que agora são expostas em suportes digitais e multimédia.

Estas singelas cerimónias de inauguração agendadas a partir das 10h30m e durante a qual será promovida uma tradicional malhada do centeio e a degustação de produtos locais como a broa, serão antecedidas pela visita ao Complexo Florestal da Veiga, na freguesia de Bucos. Uma visita que está marcada para as 9h30m e que visa dar a conhecer os novos equipamentos ali instalados destinados à prática de desportos radicais, como uma torre de escalada, snagolf, campo de jogos, entre outros, que doravante são colocados ao dispor da população, dotando aquele complexo florestal de condições propícias para a prática de diversas modalidades e consequentemente para a ocupação salutar dos tempos livres da população sobretudo, das camadas mais jovens.

Esta jornada pela Serra da Cabreira, termina com o encontro de ultraleves que terá lugar na Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto, localizada naquela freguesia de Abadim, nas proximidades de Moinhos de Rei.

Trata-se de um encontro organizado pela Câmara Municipal com o apoio do Aeroclube do Norte sedeado na Póvoa de Varzim.

A partir das 11h30m, naquele equipamento, será possível ver de perto as avionetas, bem como observar os movimentos de aterragem e de descolagem dos pequenos aviões que aqui se vão deslocar, bem como, fazer batismos de voo, bastando para o efeito proceder a uma prévia inscrição no local da Pista.

Recorde-se que a Pista de Aeronaves de Cabeceiras de Basto, foi licenciada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil em Junho de 2008, encontrando-se desde então em funcionamento. De referir ainda, que pelas suas boas condições para a aviação civil e localização, este equipamento pode constituir-se numa infra-estrutura importante para o desenvolvimento do turismo, podendo ainda ser usada pela proteção civil, nomeadamente no combate aos fogos florestais dada a sua centralidade e proximidade da floresta das serras da Cabreira, Gerês, Alvão, Marão e Barroso e das bacias de água das barragens do Ermal, Rio Caldo, Venda Nova e Pisões.
 

Adicionar comentário

Scroll