Conteúdo

Piscina Descoberta do Arco de Baúlhe

abertura oficial ao público

12 de agosto, 2013
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, procederam ontem à tarde, dia 10 de agosto, à inauguração da piscina descoberta do Arco de Baúlhe. Um equipamento municipal, em cuja inauguração marcaram também presença os presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia, Sr. Armando Duro e Carla Lousada, demais autarcas da freguesia e do município, técnicos e trabalhadores da Câmara Municipal, convidados e população em geral que se associou a este ato.
Localizado na Rua de Arrabalde, nas imediações da Piscina Municipal Coberta, o novo equipamento encontra-se também próximo de outros equipamentos municipais como a Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho e o Pavilhão Gimnodesportivo que servem de apoio ao Centro Escolar e à Escola Básica do Arco de Baúlhe e a própria Central de Camionagem.

Honrando a promessa feita aos arcoenses, encontra-se assim concluido mais um investimento feito pela Câmara Municipal naquela freguesia, satisfazendo desta forma, uma pretensão antiga da população, sobretudo das camadas mais jovens.

Coube aos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira descerrar a placa inaugural do investimento quantificado em cerca de 250 mil euros, que integra áreas de exposição solar, lazer e de estar que chegam aos 1100m2 a que estão acopladas as áreas das piscinas – de adultos e de crianças - de 147m2.

“Honramos a nossa palavra” disse Joaquim Barreto, referindo ainda que “neste em momentos de crise como o que atravessamos se tem procurado poupar para investir em obras e equipamentos necessários às populações”, como é o caso desta nova piscina descoberta que, juntamente com os restantes equipamentos municipais circundantes, ampliará o complexo educativo, cultural e de desportivo do Arco de Baúlhe.

Satisfeito por se “estar a promover o bem-estar das pessoas”, o edil cabeceirense afirmou que “é na cooperação/parceria que se promove o desenvolvimento e a qualidade de vida dos munícipes. Temos dignificado a política, honrando os nossos compromissos e vamos continuar a honrar”, assegurou o autarca que realçou o facto de em 20 anos de atividade autárquica terem sido investidos no Arco de Baúlhe, aproximadamente 7,5 milhões de euros na construção de equipamentos municipais, úteis para a vida das pessoas e que valorizam e qualificam o território. “Não desistimos de fazer mais e melhor pela nossa terra e pelo bem estar das nossas gentes”, afiançou o autarca que apelando à boa colaboração de todos disse: “não é com a crítica do ‘bota abaixo’ que se constrói o progresso. Estamos do lado daqueles que fazem e que procuram fazer bem e não daqueles que não fazem e falam mal”, disse.

A findar, o edil cabeceirense deixou uma palavra de apreço a todos os trabalhadores do município que directa ou indirectamente contribuiram para a execução desta piscina descoberta, reconhendo publicamente o seu empenho e o seu profissionalismo, que nos útlimos 20 anos em muito contribuiram para a concretização dos projetos municipais e consequentemente para o desenvolvimento e o progresso do concelho.

No uso da palavra, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, enalteceu a concretização de mais uma obra, que é o cumprimento de mais uma promessa eleitoral feita aos arcoenses, salientando o empenho dos autarcas na melhoria da qualidade de vida das populações. A piscina descoberta do Arco de Baúlhe garante assim, mais uma resposta à população no âmbito da promoção da atividade física, da prática desportiva e da criação de zonas de lazer, capazes de incentivar à assunção de hábitos de vida saudáveis.

Os equipamentos desta natureza disponíveis na freguesia e ao serviço dos arcoenses em particular e dos munícipes em geral, são representativos da capacidade cada vez maior para atrair turismo e gerar dinâmicas sócio-culturais e económicas no concelho. O Presidente da Assembleia Municipal realçou ainda o facto de nas últimas duas décadas, a Câmara Municipal ter executado totalmente os Planos de Atividades que refeltem os compromissos assumidos com a população, como é o caso da Piscina do Arco de Baúlhe obra prevista para 2013 e que agora se concretiza, tal como se foram concretizando diversos investimentos em todo o território, desenvolvendo-o e garantindo mais qualidade de vida aos cabeceirenses.

O autarca acrescentou ainda, estar confiante que, no futuro, este trabalho de promoção de desenvolvimento do concelho de forma equitativa por todo o território envolvendo as populações e os seus representantes, terá continuidade.
Também o presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe, Sr. Armando Duro, se mostrou satisfeito e muito grato pelo cumprimento e a concretização de mais um investimento nesta vila arcoense, que honra o compromisso assumido, dignifica a política e a democracia.

Após uma visita ao novo espaço que dispõe também de mesas para lazer e campo de jogos e uma demonstração de hidroginástica, foram muitos os que aproveitaram para dar um mergulho e confraternizar.
Este novo equipamento está agora aberto ao público, de segunda a domingo entre as 10h00m e as 20h00m.
Scroll