Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Mar de gente ouviu crianças cantar os reis no Pavilhão Desportivo de Refojos

Iniciativa tem como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural

17 de janeiro de 2013
Mar de gente ouviu crianças cantar os reis no Pavilhão Desportivo de Refojos
Um milhar de crianças do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto subiu ontem à tarde, dia 16 de janeiro, ao palco do Pavilhão Desportivo de Refojos para cantar os reis aos professores, educadores, pais e avós, que se associaram à festa promovida pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, em colaboração com o Agrupamento de Escolas.
De vozes afinadas, trajadas à moda antiga, de cestas na mão e cabaças às costas, as crianças cantaram e encantaram o ‘mar de gente’ que participou no XIV Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho de Cabeceiras de Basto.

À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa teve como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares dos reis, por parte das escolas e dos seus alunos. Pretendeu-se também, preservar a memória coletiva do passado, enriquecer o presente e solidificar o futuro.

Cabeceiras de Basto viveu, assim, momentos de grande alegria e animação com as atuações de 15 os grupos constituídos pelos alunos dos jardins de infância e das escolas básicas, entre eles Os Aventureiros, Os Janeireiros, Os Jograis, Os Cantadores, Os Magos e Os Pastores do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim dos Santos, o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, o JI/EB1 de Alvite, o JI/EB1 da Faia, o JI/EB1 de Pedraça, o JI/EB1 de Outeiro, o JI/EB1 da Ferreirinha – Cavez, o JI/EB1 de Lameiros, o JI de Basto e o JI de Chacim.

Cerca de 1.000 crianças interpretaram os mais genuínos cantares dos reis, levando o público a recordar memórias de outrora ao som das violas, tambores, ferrinhos e cavaquinhos. O numeroso público vibrou com o espetáculo, aplaudindo as atuações com grande entusiasmo.

Ao evento associaram-se o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, assim como a administradora da Emunibasto e a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Fátima Oliveira e Dra. Céu Caridade, respetivamente.

Na oportunidade, o autarca Joaquim Barreto saudou e felicitou todos os presentes pela participação neste XIV Encontro de Cantares de Reis das Escolas, que se revelou “um espetáculo magnífico”. Pela envolvência desta iniciativa, o presidente da Câmara afirmou que a “comunidade está viva e ativa”. O autarca agradeceu, por fim, o envolvimento das crianças, pais, professores, educadores e funcionários neste evento de sucesso, cujo “trabalho em parceria trouxe resultados positivos”.

De salientar que todos os grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.

No final da iniciativa foi oferecido, a cada criança, um pequeno lanche constituído por um bolo e um sumo.


Adicionar comentário

Scroll