Conteúdo

Cabeceiras de Basto e Lalin (Galiza) concretizam Protocolo de Geminação

Geminação significa passar a escrito um pacto de amizade e cooperação

19 de setembro, 2012
Cabeceiras de Basto e Lalin (Galiza) concretizam Protocolo de Geminação
No dia 18 de setembro, Joaquim Barreto, Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e D. José Crespo Iglésias, Alcaide de Lalín, Município da Galiza, assinaram um protocolo de geminação com o objetivo de estabelecer e fortalecer relações culturais, económicas, turísticas e sociais entre os dois Municípios que contribuam para gerar riqueza e promover o desenvolvimento das gentes das duas localidades.
A cerimónia de assinatura deste protocolo decorreu na Sala de Sessões do Concelho de Lalín e nela estiveram presentes também o Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Galiza/Norte de Portugal, Prof. Juan Lirón, o subdiretor da Junta da Galiza, D. José Lago e o Conselheiro de Turismo de Lalín, D. José António Rodriguez.

De referir que os contactos entre os dois Municípios iniciaram-se no passado mês de Maio, sob o patrocínio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Galiza/Norte de Portugal, através do seu diretor que, acolhendo uma solicitação do presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, identificou Lalín, como um Município com caraterísticas semelhantes a Cabeceiras de Basto que permitiriam, num futuro próximo, uma relação de cooperação profícua, no âmbito da cooperação territorial transfronteiriça.

Na decurso da cerimónia, o edil Cabeceirense, Joaquim Barreto, congratulou-se com a assinatura deste Protocolo, assinalando que este momento “significa passar a escrito um pacto de amizade e cooperação que se espera muito vantajoso, assente numa identidade própria e associada a um interesse comum que é o desenvolvimento dos dois territórios”.

O Alcaide de Lalín, José Crespo Iglésias, referiu que mais importante que assinar um protocolo é cumpri-lo, “fazer as coisas bem, com sentido comum, para que o acordo tenha proveito para ambos os povos”. E acrescentou: “queremos avançar com pé firme na articulação de um projeto de futuro que possa beneficiar Lalín e Cabeceiras de Basto”.

O Diretor do Agrupamento Territorial, D. Juan Lirón, salientou ser este o primeiro passo para o desenvolvimento de projetos comuns, que possam vir a aproveitar e a beneficiar das medidas que o próximo Quadro de Apoio Comunitário 2014-2020 irá disponibilizar para a Cooperação Transfronteiriça.

O protocolo agora assinado identifica como principais áreas de cooperação a promoção e o desenvolvimento do turismo, da gastronomia e enologia e, também, do setor agropecuário, não esquecendo o intercâmbio cultural que permita o conhecimento mútuo das tradições, dos usos e costumes e dos saberes dos dois povos.

Depois da cerimónia de assinatura do protocolo, os autarcas visitaram uma cooperativa, uma exploração pecuária e uma fábrica têxtil, em Lalín.

Os contactos vão continuar, entre os dois Municípios, com o apoio do AECT - Galiza/Norte de Portugal, tendo em vista a calendarização de ações a desenvolver, a partir de agora, para a concretização dos objetivos desta geminação.

De referir ainda, que a assinatura do protocolo de geminação entre as duas terras – Lalin (Galiza)/Espanha e Cabeceiras de Basto/Portugal – recebeu a anuência do executivo municipal, que deliberou a sua aprovação na última reunião realizada no edifício dos Paços do Concelho, no dia 13 de setembro de 2012.


Scroll