Conteúdo

Seminário Ibérico sobre «As Bibliotecas e as Aprendizagens no século XXI»

Iniciativa termina na próxima sexta-feira, dia 8 de junho

6 de junho, 2012
Seminário Ibérico promove análise/debate sobre «As Bibliotecas e as Aprendizagens no século XXI»
O vereador da Educação na Câmara de Cabeceiras de Basto, Dr. Domingos Machado, em representação do presidente da Câmara Municipal, presidiu esta tarde à abertura do Seminário Ibérico inserido no âmbito dos XV Encontros de Educação de Basto e Barroso, uma iniciativa itinerante promovida pelo Centro de Formação de Basto e que este ano decorre no Município Cabeceirense.
Na cerimónia de abertura marcaram também presença a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Teresa Calçada, a subdiretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Augusta Cristina Dias, o vereador da Educação do Município de Celorico de Basto, Dr. Carlos Peixoto e ainda as vereadoras dos Municípios de Mondim de Basto e Montalegre, Teresa Rabiço e Fátima Fernandes, respetivamente.

Tendo como tema ‘As Bibliotecas e as Aprendizagens no século XXI’, o seminário ibérico decorre no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, nos claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, na presença de professores/técnicos do norte de Portugal e de Espanha, designadamente de Vigo e Santiago de Compostela.

Coube ao vereador da Cultura Cabeceirense cumprimentar e dar as boas-vindas a todos os presentes, desejando que o Centro de Formação de Basto “continue com o seu excelente trabalho” de promoção da Educação na região.

Na sua intervenção, Domingos Machado reconheceu o esforço que foi feito em torno do livro em Portugal e falou da importância da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura que vieram incutir nos mais jovens o gosto pelos livros.

O autarca elogiou, ainda, a filosofia do trabalho em rede das bibliotecas escolares e a articulação de estratégias e objetivos para o sucesso educativo dos alunos.

Em representação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, a subdiretora Augusta Cristina Dias assegurou que “é na escola e através dos livros que os jovens aprendem a olhar, com espírito crítico, a realidade”. Evidenciando as mais-valias das bibliotecas escolares, a professora desejou que “este seminário seja um momento de partilha de boas práticas para que se estimule a utilização da rede de bibliotecas escolares”.

A coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares falou da “era de revolução tecnológica” em que hoje vivemos, servindo este seminário ibérico para “refletir e questionar as aprendizagens do século XXI”.
Defendendo que “é preciso saber ler de muitas maneiras”, Teresa Calçada desafiou as bibliotecas a serem efetivamente “bibliotecas do século XXI” e a dominarem as novas tecnologias. Apelou, ainda, à escola para “ser mediadora entre as novas formas de comunicar” que são também “formas de aprender e ser”.

Neste seminário ibérico ficou, ainda, vincada a importância da ligação entre as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Municipais, sobretudo ao nível da interligação existente entre os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Montalegre.

“Num momento crucial, em que a crise parece ameaçar o desenvolvimento das bibliotecas em geral e das escolares em particular, o Centro de Formação de Basto não podia deixar de dar o seu contributo para estimular uma reflexão partilhada sobre o valor acrescentado do bom trabalho já feito pelas bibliotecas e criar um fórum de germinação de ideias que possa apontar caminhos trilháveis para o futuro.

Torna-se imperioso pensar o papel das bibliotecas e traçar os objetivos comuns que garantam a produtividade desse bem de primeira necessidade que são as nossas bibliotecas”, lê-se no documento de apresentação desta 15.ª edição dos Encontros de Educação de Basto e Barroso.

Esta tarde esteve em destaque o tema das ‘Diferentes formas de ler e aprender’, com a participação de várias individualidades ligadas à Rede de Bibliotecas Escolares.

A iniciativa que arrancou hoje, dia 6 de junho, termina na próxima sexta-feira, dia 8 de junho, com a assinatura de protocolos para a criação da Rede de Bibliotecas Norte, pelas 19.15 horas no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.

Ao longo do dia de sexta-feira estarão em cima da mesa temas como ‘O conhecimento à distância de um clic’, ‘Comunidades Virtuais de Aprendizagem’ e as ‘Bibliotecas e conhecimento: experiências no terreno’.
Pelas 18.30 horas será apresentado o livro do autor João Carlos Sousa intitulado ‘A Formação Contínua de Professores – Modelos, Políticas e Percursos’ por Lourdes Montero Mesa, da Universidade de Santiago de Compostela.

A sessão de encerramento está marcada para as 20 horas no Auditório Municipal.


Scroll