Conteúdo

Comandante do GAM/BrigInt/KFOR entrega Estandarte à Câmara

Grupo realizou o seu Exercício Final de Aprontamento no concelho de Cabeceiras de Basto

28 de maio, 2012
Comandante do GAM/BrigInt/KFOR entrega Estandarte à Câmara de Cabeceiras de Basto
O Tenente-coronel Paulo Marques, comandante do Grupo GAM/BrigInt/KFOR, acompanhado pelo Coronel Jocelino Rodrigues, comandante do RC6 Braga, do Major Pinto da Costa e do Sargento-mor Barros, entregou ao presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, o Estandarte do Grupo de Autometralhadoras que esteve em missão no Kosovo, entre setembro de 2011 e março de 2012.
A cerimónia de entrega simbólica do estandarte decorreu ao final desta manhã, dia 28 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde Joaquim Barreto se fez acompanhar pelo vereador Francisco Pereira e pela administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, individualidades condecoradas pelo RC6 como Membros Honorários dos Dragões d’Entre-Douro-e-Minho, grau prata.

De referir que o Grupo de Autometralhadoras da Brigada de Intervenção (BRIGINT) do Exército Português que integrou a Força no Kosovo (KFOR) realizou o seu Exercício Final de Aprontamento no concelho de Cabeceiras de Basto entre os dias 21 e 29 de Julho de 2011.

Esta manhã, o Tenente-coronel Paulo Marques mostrou todo o apreço, reconhecimento e gratidão à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, na pessoa do seu presidente, agradecendo a forma como os militares foram recebidos pelos Cabeceirenses.

“O trabalho que fizemos no Kosovo não teria sido possível sem as condições que nos possibilitaram em Cabeceiras de Basto”, destacou o comandante do Grupo GAM/BrigInt/KFOR.
Por seu turno, o comandante do Regimento de Cavalaria n.º6 de Braga, Coronel Jocelino Rodrigues, “agradeceu profundamente” o apoio dado aos militares do Exército pelo Município, afirmando que “Cabeceiras de Basto tem futuro”.

A réplica do estandarte heráldico hasteado no teatro de operações do Kosovo “espelha o sacrifício, o esforço e as lágrimas dos militares”, referiu o Coronel Jocelino Rodrigues, garantindo que “a missão foi um êxito”. O comandante deixou, ainda, a todos os presentes palavras de esperança no futuro.

Elogiando a “relação coesa” existente entre o Município e o RC6, o presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, assegurou que “Cabeceiras de Basto teve, tem e continuará a ter apreço e admiração” pelos militares e pelo Exército Português.

Mostrando-se honrado e orgulhoso com este gesto simbólico de entrega do Estandarte do Grupo de Autometralhadoras, Joaquim Barreto, garantiu que “o estandarte ficará para sempre nesta instituição”.
Scroll