Conteúdo

Mosteiro de S. Miguel de Refojos acolhe Ciclo de Concertos do Órgão de Tubos

Concerto realiza-se Sábado, dia 14 de Abril

12 de abril, 2012
Mosteiro de S. Miguel de Refojos acolhe  Ciclo de Concertos do Órgão de Tubos
O Ciclo de Concertos do Órgão de Tubos da Igreja de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, tem reservado para este ano dois concertos, a decorrer nos dias 14 de Abril e 7 de Julho. O primeiro concerto agendado para Sábado, dia 14 de Abril, tem como objectivo a celebração da Páscoa.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, com o apoio do Ministério da Cultura, da empresa municipal Emunibasto e da paróquia de São Miguel de Refojos.

Apartir das 21h30m, o organista António Mário Costa e o Grupo de metais Gaudette, dão corpo a esta representação musical onde serão interpretados vários temas de compositores famosos.

Recorde-se que o Órgão de Tubos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, construído no ano de 1771, voltou a tocar no dia 25 de Julho de 2009, depois de uma importante intervenção de restauro e após oito décadas de silêncio absoluto.

A recuperação deste Órgão de Tubos resultou da apresentação de uma candidatura a fundos comunitários e de várias diligências efectuadas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

O restauro do órgão foi financiado pela candidatura da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) ao Programa Operacional da Cultura, uma candidatura conjunta com o Município de Amarante que incluiu também a recuperação do órgão de tubos da Igreja de S. Gonçalo.

O significativo esforço financeiro feito pela autarquia Cabeceirense aquando da recuperação deste belo e importante instrumento musical, contribuiu para uma maior e melhor oferta cultural em Cabeceiras de Basto, nomeadaente no que à música clássica diz respeito, através da realização de vários concertos que têm contribuido para a valorização deste magnífico instrumento barroco ao mesmo tempo que permitem a fruição de momentos musicais de elevada qualidade neste templo beneditino. A entrada é livre.
Scroll