Conteúdo

Joaquim Barreto inaugura exposição de esculturas em ferro na Casa da Cultura

Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30m e das 14h00m às 18h30m

23 de março, 2012
	Joaquim Barreto inaugura exposição de esculturas em ferro na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, inaugurou ontem, dia 22 de março, a exposição de esculturas em ferro da autoria de Plácido Sousa na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto.
À exposição, apresentada pelo próprio artista, não faltaram o vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, e a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, assim como familiares e amigos do autor, entre outros convidados e população em geral.

Na oportunidade, Plácido Sousa deu a conhecer os seus trabalhos um a um, fazendo uma descrição das peças que compõem esta coletânea que se manterá patente ao público até ao próximo dia 7 de abril de 2012.

Representações e figuras bíblicas (Sagrada Família), figuras célebres, animais, entre outros trabalhos que despertaram o interesse e imaginação do artista revelam a sensibilidade invulgar para as artes do escultor Plácido Sousa, que apresenta pela primeira vez a sua obra em Cabeceiras de Basto.

O ‘Seteiro Rotativo’ foi a primeira peça elaborada pelo artista, natural de Vilar de Mouros, Caminha, no ano de 2008. Seguiram-se outros trabalhos representativos do mundo real e abstrato habilmente esculpidos em ferro por Plácido Sousa que, uma vez aposentado, se dedicou à produção manual de peças em ferro, aí imprimindo toda a sua criatividade e saber fazer adquirido numa das diversas atividades profissionais que exerceu ao longo da vida - a de serralheiro.

De entre as peças expostas na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto destaca-se o ‘Ano Paulino’, ‘Annus Sacerdotalis’, ‘Carrilhão’, ‘Barco da Vida’, ‘Pirata’, ‘Fernando Pessoa’, ‘Hércules’, ‘Muro das Lamentações’, ‘Stress’, ‘Galo’, ‘Excêntrico’, entre outras.

Amante da cultura e das artes, Plácido Sousa recorre aos materiais de desperdício, ao ferro e madeira para realizar os seus trabalhos.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal felicitou o artista pelo seu “trabalho, empenho, dedicação, engenho, arte e saber”, elogiando ainda a capacidade de Plácido Sousa que recicla os materiais e os reutiliza para os colocar ao serviço da arte.

De salientar, ainda, que os trabalhos que integram esta mostra podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30m e das 14h00m às 18h30m, na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Ao promover este tipo de iniciativas, a Câmara Municipal, está não só a dinamizar a sala de exposições da Casa da Cultura, como a proporcionar aos artistas e/ou artesãos da região a possibilidade de apresentarem os seus trabalhos.
Scroll