Conteúdo

Semana da Floresta sensibiliza crianças para as boas práticas ambientais

Semana dedicada à floresta e à primavera prossegue até domingo

23 de março, 2012
Crianças sensibilizadas para boas práticas no tratamento de resíduos
Cerca de 130 crianças participaram esta manhã, dia 22 de março, na ação de sensibilização para boas práticas no tratamento de resíduos, uma iniciativa inserida no âmbito da Semana da Floresta e da Primavera que se encontra a decorrer até ao próximo domingo.
A sessão sobre a reciclagem – sua importância e benefícios para o meio ambiente – contou com a colaboração da Resinorte, que captou a atenção das crianças que lotaram o Auditório Municipal Ilídio dos Santos.

Durante a tarde, os alunos do 9ºE da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto participaram no peddy paper que teve como cenário o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros. A iniciativa, para além de sensibilizar os jovens para as questões relacionadas com o ambiente, permitiu um melhor conhecimento das espécies vegetais e dos animais da fauna local, assim como a sua importância para a região.

O dia de ontem, 21 de março, ficou marcado pela realização de uma palestra, de um simulacro de combate a incêndios e ainda pela plantação de árvores artísticas na Praça da República.

A palestra intitulada ‘O uso múltiplo da floresta e prevenção de fogos florestais’ teve como orador o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, que sensibilizou a plateia para a importância da floresta e para as atividades que lhe estão associadas. A sessão decorreu no Auditório Municipal Ilídio dos Santos e contou com a presença de alunos e formandos do Externato de S. Miguel de Refojos e dos Cursos de Formação.

O simulacro de combate a incêndios, que decorreu no Centro Hípico de Vinha de Mouros, contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e com a participação do Clube da Floresta ‘Os Javaleiros’, num total de 48 alunos.

No final, os bombeiros explicaram às crianças da freguesia de Cavez as etapas por que passa o combate a incêndios florestais, respondendo às várias perguntas e dúvidas suscitadas pelas crianças.

No final do dia de ontem, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) ‘plantou’ três árvores artísticas na Praça da República. A criação destas árvores - hino à Primavera – é o primeiro resultado prático da Oficina de Expressão Plástica do Centro de Teatro, instalado no Mercado Municipal.

Crianças e encarregados de educação acompanharam os diretores do CTCMCB na colocação das árvores na Praça da República, ex-líbris do concelho cabeceirense.

O programa desta semana dedicada à floresta e à primavera prossegue até domingo com um conjunto de atividades lúdico-recreativas destinadas não só à comunidade escolar, como ao público em geral.
Assim, no calendário para amanhã destacam-se as ações de sensibilização na Praça da República; a limpeza, retancha e poda de árvores nos Parques Florestais – Floresta Verde em Chacim e em Vila Nune; e o peddy papper e caça ao tesouro no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros.

Além da exposição ‘A Floresta e os seus usos múltiplos’, é de referir, no dia 24 de março, o passeio de bicicletas na floresta dinamizado pela Associação de Roladores de Basto, a animação desportiva no Parque do Mosteiro e a realização do Baile da Primavera, a cargo da Associação de Antigos Atletas Cabeceirenses.

No Domingo, dia 25 de março, derradeiro dia do programa, é de ressaltar a caminhada pelo Trilho Pedestre da Veiga, uma iniciativa organizada pela Associação Encanto Radical, a animação musical com concertinas e cavaquinhos agendada para as 15 horas e às 15.30 horas o desfile de moda subordinado ao tema ‘Nem os trapos são velhos’, a ter lugar na Praça da República. Uma ação organizada pelo Externato S. Miguel de Refojos, que encerra esta Semana dedicada à Floresta e à Primavera promovida pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, com o apoio do Agrupamento de Escolas e do Externato de S. Miguel de Refojos.
Scroll