Conteúdo

Cabeceiras de Basto promove Ciclo de Tertúlias e assinala Dia Municipal da Poesia

Câmara dinamiza Ciclo de Tertúlias «Conversas com princípio e fim»

20 de março, 2012
Cabeceiras de Basto promove Ciclo de Tertúlias e assinala Dia Municipal da Poesia
‘Poesia - para que te quero?’ é o tema da oficina que a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho promove amanhã, dia 21 de março, para assinalar o Dia Mundial da Poesia. Esta oficina será realizada pelo professor Joaquim Jorge Carvalho e destinada aos alunos do segundo, terceiro e quartos anos de escolaridade do Centro Escolar de Arco de Baúlhe.
Trata-se de uma iniciativa integrada no Ciclo de Tertúlias iniciado em 2011, que desta forma comemora o Dia Mundial da Poesia, dia instituído na XXX Conferência Geral da UNESCO, a 16 de Novembro de 1999, com o intuito de promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia no mundo.


A sessão tem como objetivo celebrar a poesia, demonstrando - de forma dinâmica - a importância da linguagem poética para o alargamento e a eficácia da comunicação humana.

Atendendo à juventude do público (alunos do primeiro ciclo), a comunicação incidirá na leitura/interpretação de poemas preferencialmente simples e, de forma geral, divertidos. Os alunos serão, em vários momentos da sessão, convidados a participar ativamente, interagindo e partilhando momentos de poesia.

Numa fase final da sessão, os alunos assistirão à narração dramatizada de "situações da vida real" que só com a linguagem poética, em algumas situação são exprimíveis de um modo verdadeiramente profundo e rigoroso.

Concomitantemente à celebração da poesia, esta iniciativa pretende enaltecer a Língua Portuguesa, realidade e símbolo maiores da nossa identidade, assim como, promover o gosto pela poesia sendo esta uma forma de cruzar o universo poético e literário.

De referir que ao dinamizar este Ciclo de Tertúlias ‘Conversas com princípio e fim’, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto proporciona conversas informais em torno de livros e/ou assuntos de interesse para a comunidade, através da dinamização de várias tertúlias.

Esta inciativa pretende assim, dar a conhecer a obra de escritores e ilustradores, sensibilizando a comunidade em geral e a escolar em particular, para a leitura e para a investigação, motivando simultaneamente os participantes a criar os seus próprios textos e a formarem a sua própria opinião, gerando desta forma, informação e conhecimento.

É neste âmbito, que a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, realiza trimestralmente, tertúlias à volta de assuntos diversos capazes de despertar o interesse da comunidade. A leitura direccionada para obras ou temas clássicos e/ou polémicos, é outra das vertentes da iniciativa que pretende não só dinamizar aquele equipamento público, como proporcionar espaços de conhecimento, reflexão e debate, especialmente dirigido para os mais jovens, mas igualmente aberto à população local.
Scroll