Conteúdo

Livro os «Contos quase Romances da Cabreira e seu universo»

Iniciativa ainda foi ainda abrilhantada por um belo momento de teatro

27 de fevereiro, 2012
José da Costa Oliveira apresentou «Contos quase Romances da Cabreira e seu universo»
Com o apoio da Câmara Municipal e da empresa Emunibasto, o Cabeceirense, José da Costa Oliveira apresentou ontem, dia 25 de fevereiro, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, o quarto livro da sua autoria. Trata-se de ‘Contos quase romances da Cabreira e seu universo’ que ao longo de 300 páginas, aborda estórias, vozes e tradições de Portugal do antigamente, retratadas no seu estilo inconfundível, repleto de vivacidade, de descrições, como que de curtas-metragens se tratassem, mostrando ao leitor quadros vivos da nossa história recente.
Na apresentação pública da obra, marcaram presença os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respetivamente, o vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, o Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, demais autarcas, convidados, familiares e amigos.

“José Oliveira, mostra-se neste livro bem ao estilo a que já nos habituou: descritivo, mas simultaneamente fluído, prendendo o leitor nas suas imagens, nas suas personagens, reais ou fictícias, nos seus temas e cenários, e traz recordações de outros tempos, enaltecendo muitas vezes valores como a dignidade, a honra, a coragem, a seriedade, a amizade e o amor”, disse na oportunidade o Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, a quem coube apresentar a obra.

Para o autarca, José da Costa Oliveira é um exemplo de tenacidade, determinação e valor, que, apesar da infância e juventudes por que passou com grandes dificuldades, conseguiu superar as adversidades e vencer na vida. Licenciado em Economia o autor, não esquece as suas raízes e estampa nos livros que escreve, as estórias, as gentes, os momentos marcantes que relata numa simbiose de ficção e realidade que prende o leitor e o transporta para fases de um passado recente que desta forma dá a conhecer.

O autor assumiu sempre o seu percurso de vida com orgulho, lembrando nos livros que publica tempos difíceis, que trazem recordações a uns e ensinamentos a outros, nestas narrações que faz das vivências dos cabeceirenses, num espaço territorial que abrange não só, várias freguesias de Cabeceiras de Basto, mas também de concelhos límitrofes.

Por sua vez, o autor no uso da palavra, declarou o seu amor pela terra que o viu nascer e a vontade, quase que viciante, de continuar a escrever, revelando na oportunidade que já está a preparar o quinto livro intitulado ‘O estudante de economia’.

No uso da palavra, os autarcas, Dr. China Pereira e Dr. Domingos Machado, foram unânimes em enaltecer a edição de mais um livro tendo como cenário Cabeceiras de Basto. Esta publicação, assim como outras já editadas por autores locais, ajuda a conhecer melhor os usos e costumes das gentes desta terra, pertences de um passado recente que integram a nossa história social, cultural e económica.

Esta iniciativa foi ainda abrilhantada por um belo momento promovido pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que trouxe ao Auditório Municipal, os sons e imagens da Cabreira e narrou um dos contos escritos pelo autor [A vaca que chora] que se reporta à década de 50 do século XX, tendo como cenário a Casa da Teixeira, a criação de gado e o amor e respeito que à época se tinha pelos animais.

Escritos que cativam o leitor e que integram este livro que ao autor teve oportunidade de autografar às dezenas de pessoas que ali se deslocaram para patilhar mais um momento da vida de José da Costa Oliveira.
Scroll