Conteúdo

Executivo Cabeceirense reuniu

Associação Regional de Pesca distingue Câmara de Cabeceiras

27 de janeiro, 2012
Pista de Pesca Desportiva de Cavez
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu ontem, dia 26 de janeiro, no edifício dos Paços do concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, destaque para a atribuição de um voto de reconhecimento, por parte da Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva, à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pelo apoio prestado às atividades realizadas na Pista de Pesca Desportiva de Cavez.
Esta entidade reconheceu o apoio, seja de cariz logístico, manutenção da pista, ou ao nível do apoio financeiramente atribuido ao longo dos últimos anos, às diversas provas nacionais e internacionais que se realizam na Pista de Pesca Desportiva de Cavez.

Uma infraestrutura municipal, que possui também um edifício de apoio com bar e sanitários, um espaço para vigilante, um prestador de primeiros socorros e uma sala para reuniões, reunindo deste modo um conjunto de condições técnicas de pesca excecionais que a colocam ao nível das melhores do país e da Europa.

Refira-se que a Pista de Pesca Desportiva do concelho de Cabeceiras de Basto foi criada no ano 2000 e localiza-se na freguesia de Cavez, nas margens do rio Tâmega. Tem uma extensão de 2,8 quilómetros e possui bons acessos e excelentes condições para a prática e competição desportiva, de tal modo que já entrou na rota e nos hábitos de centenas de pescadores nacionais e estrangeiros.

Por outro lado, à envolvência natural que a circunda, associa-se a hospitalidade das gentes, as tradições seculares e a gastronomia, fatores que têm conquistado a confiança, o interesse e a simpatia dos amantes desta modalidade desportiva.

A Pista de Pesca Desportiva de Cavez tem sido por isso, palco de várias provas de pesca de âmbito regional, nacional e internacional, registando-se a realização de cerca de 150 competições por ano, no período que medeia março a outubro, envolvendo, em média 40 atletas por prova. De referir que esta pista acolheu nos anos de 2004 e 2006, o Campeonato do Mundo de Senhoras na modalidade. A entrega desta distinção terá lugar em cerimónia pública a realizar no próximo dia 4 de fevereiro, em Penafiel.

Nesta reunião, a Câmara Municipal registou os agradecimentos enviados por várias coletividades, nomeadamente, Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’, Associação dos Amigos de Basto e Grupo de Motard ‘Os Bastos’, pelos apoios que prestou - logísticos e financeiros – que permitiram a realização de iniciativas constantes nos seus planos de atividades.

De referir que a atribuição destes apoios, se enquadra na política municipal que tem sido posta em prática, de estabelecer parcerias com diferentes agentes locais capazes de fomentar o dinamismo associativo e o desenvolvimento sócio-económico desta terra de Basto.

Ainda no que às parcerias diz respeito, o executivo Cabeceirense decidiu aceitar a proposta remetida pela Associação Bandeira Azul da Europa, no seguimento do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, com o objetivo de desenvolver neste concelho, o programa Eco-Escolas.

Um programa que é uma metodologia de aplicação da Agenda 21 Escolar e que contribui também para o desenvolvimento do processo Agenda 21 no Município. A existência de escolas com bandeira verde é um indicador de desenvolvimento sustentável pelo qual o concelho de Cabeceiras de Basto tem vindo a pugnar.
Scroll