Conteúdo

Joaquim Barreto participa no Encontro do Clube Aldeias de Portugal

28 de novembro, 2011
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, participa, amanhã, dia 29 de Novembro, no primeiro Encontro do Clube Aldeias de Portugal.
A iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural de Basto (Probasto) e pela Associação do Turismo de Aldeia realiza-se no Auditório Municipal do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto entre as 9.30 e as 16.15 horas.

O encontro contará com a presença de várias individualidades ligadas ao sector do Turismo.

O programa propriamente dito tem início às 9.30 horas com a recepção aos participantes, estando a sessão de abertura agendada para as 10 horas na presença do presidente da direcção da Probasto e da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, do presidente da ADRIL, Francisco Calheiros, e da presidente da direcção da Associação do Turismo de Aldeia, Ana Paula Xavier.

Durante a manhã, o primeiro painel, subjugado ao tema ‘Turismo de Aldeia como Potencial de Dinamização Económica dos Núcleos Rurais’, abordará os projectos das Aldeias de Portugal, das Aldeias do Xisto e das Aldeias Históricas.

À tarde, a partir das 14.30 horas, estará em debate o segundo painel deste Encontro do Clube Aldeias de Portugal, cujo tema central é ‘Desenvolver e Dinamizar: Exemplos de Boas Práticas’.

O encerramento desta iniciativa está previsto para as 16 horas, seguindo-se a degustação de produtos regionais que acompanhará o vinho verde de honra.

A Associação de Turismo de Aldeia (ATA) é uma associação, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como missão a promoção do turismo de aldeias rurais ímpares e a revitalização do mundo rural, através da defesa da preservação das tradições, do património arquitectónico, ambiental e cultural, uma vez que constituem os bens e serviços de qualidade excepcional destes locais.

A rede de Aldeias de Portugal é constituída, neste momento, por 46 aldeias do Entre-Douro-e-Minho e Trás-os-Montes já classificadas, encontrando-se mais 33 candidaturas em fase de classificação.

Nas Terras de Basto já estão classificadas as Aldeias de Busteliberne (Cabeceiras de Basto), Castelo (Celorico de Basto), Travassos (Mondim de Basto) e Agunchos (Ribeira de Pena).

Em vias de classificação encontram-se as aldeias de Moimenta (Cabeceiras de Basto), Pereira (Celorico de Basto), Bobal (Mondim de Basto) e Santo Aleixo d’Além Tâmega (Ribeira de Pena).
Scroll