Conteúdo

Ano Europeu do Voluntariado: desafia população a ser solidária

Banco Local pretende sensibilizar para adesão ao projecto de voluntariado

14 de outubro, 2011
Ano Europeu do Voluntariado
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, inaugurou hoje de manhã, dia 14 de Outubro, a exposição ‘Voluntariado – Sociedade Solidária’, uma iniciativa que marcou o arranque das Comemorações do Ano Europeu do Voluntariado no concelho Cabeceirense.
Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e do Externato de S. Miguel de Refojos associaram-se à iniciativa promovida pelo Município de Cabeceiras de Basto e pelo Banco Local de Voluntariado (BLV), com o apoio da Régie Cooperativa Basto Vida, da empresa municipal Emunibasto e de diversas IPSS do concelho Cabeceirense.

Acompanhado pelo vereador Francisco Pereira, pela coordenadora do Banco Local de Voluntariado, Dra. Fátima Oliveira, pela directora da Régie Cooperativa Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, pela directora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Céu Caridade, pelo director do Externato de S. Miguel de Refojos, Monsenhor José Augusto Ribeiro, por membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados, o autarca Joaquim Barreto visitou os stands das 12 entidades que se associaram ao Ano Europeu do Voluntariado.

A Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB), a Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe (ARCA), os Amigos SOS, o Banco Local de Voluntariado, a Basto Vida, a Câmara Municipal, o Centro Social e Paroquial de Abadim, a Cruz Vermelha, a Emunibasto, a Fundação A.J. Gomes da Cunha, a Segurança Social, a Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto, às quais se associou a Biblioteca Itinerante, são as associações que divulgam, até amanhã, as suas actividades num espaço expositivo montado em frente ao Externato de S. Miguel de Refojos, em pleno coração da vila Cabeceirense.

“O Município associa-se e apoia com entusiasmo e com grande empenho a iniciativa levada a cabo pelo Banco Local de Voluntariado”, destacou Joaquim Barreto enumerando as várias acções que promoverão o voluntariado ao longo de dois dias.

E acrescentou: “além de informar, o objectivo das Comemorações do Ano Europeu do Voluntariado é sensibilizar as pessoas para as causas do voluntariado”.

“Uma comunidade voluntária é uma comunidade solidária e nós queremos que as pessoas sejam solidárias”, realçou o presidente da Câmara justificando a iniciativa com a actual crise que o país atravessa.
“Nesta altura de crise é necessário mobilizar a população para o voluntariado”, rematou o autarca.

Ao longo do dia, os alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e do Externato de S. Miguel de Refojos participam nas diferentes actividades propostas pela organização do evento, entre as quais se destacam os ateliês de expressão plástica, as demonstrações de desporto e a largada de balões com mensagens alusivas ao Ano Europeu do Voluntariado.

Para hoje à noite, a partir das 21.30 horas, está agendada a conferência intitulada ‘Voluntariado – Sociedade Solidária’ no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, com a presença do orador Dr. João Cruz, coordenador do Voluntariado da Habitat. De salientar que a conferência contará com a participação do Banco Local de Voluntariado, de professores e autarcas locais.

Para amanhã, dia 15, a abertura da exposição Voluntariado – Sociedade Solidária’ está marcada para as 14.30 horas, seguindo-se, às 15 horas, a iniciativa ‘Vidas com Histórias: Testemunhos de Voluntariado Nacional e Internacional’, que conta com a colaboração da Capital Europeia da Juventude.

Para as 17 horas está agendada uma actividade dedicada à dança, prosseguindo o ateliê de expressão plástica, a largada de balões e a campanha de angariação de voluntários. À noite, a partir das 21.30 horas, o palco dos claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos é entregue à música com as actuações do Grupo de Cavaquinhos da Raposeira e das bandas Flash, Space Jam e Hellord.

Ao longo dos dois dias dedicados ao voluntariado, o Banco Local pretende sensibilizar a comunidade para aderir ao projecto de voluntariado concelhio.
Scroll