Conteúdo

Joaquim Barreto recebe delegação francesa de Rives no Salão Nobre

Comitiva participou em diversos actos municipais e da freguesia

24 de setembro, 2011
Joaquim Barreto recebe delegação francesa  de Rives no Salão Nobre
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, recebeu no dia 23 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação de Rives, França. A comitiva, composta por 24 elementos, entre os quais autarcas, ciclistas e pintores, apresentou cumprimentos ao presidente da Câmara Municipal, numa breve cerimónia em que esteve também Francisco Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, com quem aquele município da região de Grenoble se encontra geminado.
No concelho desde o dia 21 de Setembro, os franceses chegaram em dois grupos, já que os ciclistas optaram pela bicicleta como meio de transporte, demorando doze dias a chegar a Cabeceiras de Basto, o que ocorreu ontem pelas 13h00m. Amavelmente recebidos em Chaves por ciclistas da Associação cabeceirense ‘Os Roladores de Basto’, os atletas portugueses e franceses pedalaram juntos rumo à Praça da República, nesta vila, onde foram enstusiastamente recebidos.

Após a instalação em casas de turismo rural, a comitiva participou em diversos actos municipais e da freguesia, partilhando conhecimentos e solidificando os laços de amizade estabelecidos entre estas duas comunidades. Recorde-se que Rives acolhe há décadas, um grande número de Cabeceirenses que ali se fixou para residir e para trabalhar.

Nos Paços do Concelho, o edil cabeceirense saudou a comitva, fez um enquadramento histórico e sócio-económico desta terra de Basto, assim como, a forma como o Municípo está organizado, os serviços que presta e os sectores onde tem competências para intervir. Manifestou igualmente, o seu contentamente pela realização deste tipo de intercâmbios, seja de âmbito desportivo, cultural, institucional ou outros, que são sempre profícuos, já que ajudam a consolidar o espírito das geminações, que considera serem um relevante contributo para a aproximação dos povos.

As geminações não devem ser meros documentos assinados entre autarcas, mas fomentar a partilha de conhecimentos e vivências através da promoção de diversas acções que envolvam as pessoas das duas terras irmanadas. A este propósito lembrou que em Cabeceiras de Basto há quatro geminações, sendo três estabelecidas com municípios franceses e uma com um município africado.

No final, o autarca agradeceu a visita da comitiva ao nosso país, mais precisamente a Cabeceiras de Basto, acrescentando que “esta é mais uma acção concreta que se desenvolve”, referindo-se à geminação entre a freguesia de Refojos e a congénere de Rives, que tem como principais objectivos o desenvolvimento de actividades e o aprofundar de relações entre as duas populações. Desejou “que esta relação se possa desenvolver e fortalecer”.

Após uma troca de lembranças, a comitiva prosseguiu o programa, hoje, dedicado à visita de diversos equipamentos públicos e ao património de Cabeceiras de Basto. Previstos nos próximos dias estão ainda reuniões para planear acções a desenvolver no próximo ano, entre as quais uma exposição de pintura com telas alusivas a este concelho de autoria de artistas francesas.
Scroll