Conteúdo

Câmara Municipal inaugura Polidesportivo de Eiró em Riodouro

Polidesportivo é uma infra-estrutura inter-geracional que agrega a população

17 de agosto, 2011
Câmara Municipal inaugura Polidesportivo de Eiró em Riodouro
Com um investimento de cem mil euros, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, procedeu no dia 15 de Agosto, à inauguração do Polidesportivo de Eiró, na freguesia de Riodouro. Uma cerimónia na qual estiveram presentes também, o Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Serafim China Pereira, vereadores da Câmara Municipal, demais autarcas, convidados e população em geral.
Trata-se de uma obra, que resulta de um protocolo estabelecido entre o IDP – Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, a Câmara Municipal e a Associação de Futebol de Braga, com o objectivo de promover a iniciação à prática desportiva informal em locais desportivamente carenciados e desta forma contribuir para a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens no âmbito da medida ‘Desporto para todos’.

A instalação deste equipamento que além de fomentar a actividade desportiva infanto-juvenil, bem como a generalização da prática desportiva em segurança, garantindo a igualdade de acesso às actividades desportivas sem discriminações sociais, físicas ou de sexo, era uma pretensão ansiada pela população, que ao longo dos anos foi suprimindo agumas necessidades básicas, conforme referiu o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, que na oportunidade fez um balanço de como encontrou a freguesia, uma das maiores do Minho em área e que há 18 anos tinha 8 dos 14 lugares de que é composta isolados.

Também o abastecimento público de água era deficitário, mas com o decorrer do tempo, as infra-estruturas básicas foram sendo colmatadas e por isso foi com satisfação que procedeu à inauguração desta obra.
Uma obra localizada no terreno contíguo à devoluta Escola Pimária daquele lugar da freguesia, que veio ocupar parte do antigo recreio e uma parcela de terreno que foi adquirida para o efeito.

A envolvente foi igualmente beneficiada com a colocação de iluminação, mesas e árvores, dotando o espaço de melhores condições para a ocupação salutar dos tempos livres. Para o próximo ano, ficou a promessa de construir um parque infantil, agregando naquele local várias valências, já que após o encerramento da escola foram feitas obras de adaptação de uma das salas para Espaço de Lazer e de Convívio, dirigido sobretudo aos mais idosos, enquanto que a outra sala, devoluta, foi cedida à Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Riodouro, onde instalou a sua sede e a partir da qual vai também fazer a gestão deste novo equipamento desportivo.

Norberto Pires, Presidente desta associação manifestou a sua satisfação com a inauguração desta obra, que vai permitir a realização de actividades diversas envolvendo diferentes faixas etárias da população na ocupação dos tempos livres e em condições de segurança e bem-estar.

Também o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, corroborou esta opinião, já que o polidesportivo fomenta a prática desportiva e agrega as pessoas em torno de convívios salutares. Na oportunidade, o autarca enalteceu o trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos pelo actual executivo, tendo como principal timoneiro o edil Engº Joaquim Barreto, que considerou ser o autor da ‘revolução’ de que Cabeceiras de Basto foi alvo nos últimos anos. Um trabalho assente em parceria que muito orgulha o Município Cabeceirense.

De referir ainda que este Polidesportivo constribui para a transformar aquele desocupado edifício escolar, numa infra-estrutura inter-geracional, que agrega a população e disponibiliza condições propícias à ocupação salutar dos tempos livres das pessoas não só do lugar, como da freguesia.

Este tipo de obras, é aliás, uma prática que a Câmara Municipal tem vindo a doptar ao beneficiar e adaptar edifícios públicos devolutos, conferindo-lhes outras funcionalidades e devolvendo-os à população com novos serviços.

Após o descerramento da placa, seguiu-se um jogo disputado no recém inaugurado recinto de jogos e um lanche convívio oferecido pela Associação Recreativa e Cultural de Riodouro a todos os presentes. A quem a Junta de Freguesia agraciou com um apoio monetário.
Scroll