Conteúdo

Município prepara Festa das Comunidades e dos Produtos Locais

9 de agosto, 2011
Cabeceiras de Basto prepara-se para acolher, de 12 a 14 de Agosto, a XVI edição da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em conjunto com a EMUNIBASTO, E.E. M., que conta com a colaboração da Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB) e da Delegação Regional de Agricultura do Ave que, com o apoio de vários patrocinadores, pretende divulgar os usos e costumes da região, proporcionando à população, especialmente aos emigrantes, um contacto com as suas raízes, ao mesmo tempo que é possível dar a conhecer os produtos locais e as tradições da região. Vinte e seis expositores de sectores como hortícola, fumeiro, vinhos, mel, doces e azeite, a que se associam alguns artesãos, estarão presentes.

O certame, que terá como cenário as instalações do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, tem início na Sexta-feira, dia 12 de Agosto, com a abertura oficial pelas 18h00m. Prevista está a realização ao vivo de trabalhos artesanais e animação com concertinas. Segue-se a promoção gastronómica e para a primeira noite de festa está reservada animação musical com a actuação da Banda Sabor, que a partir das 22h00m vai estar em palco para animar a noite.

No primeiro dia do certame, destaque ainda para a comemoração do Dia Internacional da Juventude, jornada durante a qual serão promovidas diversas actividades desportivas, de lazer, de animação musical entre outras, com início previsto para as 15h00m e que se prolongará noite fora na envolvente do Centro Hípico.

No Sábado, dia 13, pelas 10h00m, abre ao público a exposição/mostra de produtos locais, altura em que tem início também o Concurso do Mel e da Broa, assim como o Concurso de Raças Autóctones (galinhas, ovelhas e cabras), todos destinados aos produtores de Cabeceiras de Basto. O programa prossegue com a promoção gastronómica nos restaurantes aderentes e pelas 15h30m tem lugar uma tocata de concertinas. Às 16h30m, terá lugar a entrega dos prémios dos diversos concursos realizados. Ás 18h00m, actua o Rancho Folclórico de S. Nicolau. A Festa das Comunidades e dos Produtos Locais prossegue com a promoção gastronómica e a actuação do Grupo Folclórico Saudades de Portugal, de Vourette, França, assim como, do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, de Viana do Castelo. No dia 14 de Agosto, a abertura da exposição dos produtos locais, antecedida pela promoção gastronómica, está prevista para as 14h00m. Segue-se a actuação da Banda de Música Cabeceirense que inicia a sua actuação na Praça da República, deslocando-se depois para o Centro Hípico e assim abrindo o programa festivo de Domingo, pelas 15h00m. As concertinas da Casa da Música vão ‘invadir’ o espaço a partir das 15h45m, enquanto se prepara a Monumental Corrida de Touros, agendada para as 17h30m. Esta corrida de toiros à antiga portuguesa, conta com um cartel de luxo constituído por Joaquim Bastinhas, Marcos Bastinhas e José Manuel Duarte. Na Praça de Toiros montada para este efeito, no campo de treinos do Centro Hípico da vila Cabeceirense, serão lidados seis poderosos toiros da famosa ganadaria de São Marcos, cujas pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Tomar e dos Académicos de Elvas que, certamente, oferecerão ao público um excelente espectáculo de tauromaquia.

Á noite decorrerá uma Garraiada/Vacada, organizada pela ADIB, espectáculo muito popular do agrado habitual dos espontâneos e mais corajosos, encerrando assim, a XVI edição da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais.
Scroll