Conteúdo

Cabeceiras de Basto dedica fim-de-semana ao Cavalo

Encenação "Vira a Vida" protagonizada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

21 de julho, 2011
Cabeceiras de Basto dedica fim-de-semana ao Cavalo
Campeonatos de equitação, concurso de atrelagem, concurso de modelo e andamentos, corrida de póneis e jumentos, gincana equestre e muita animação é o que promete a segunda edição da Feira do Cavalo que decorre no próximo fim-de-semana, dias 23 e 24 de Julho, no Centro Hípico de Cabeceiras de Basto. O certame conta ainda com a exposição/mostra de artigos relacionados com a actividade cavalar, proporcionando ainda aos visitantes e à população um espectáculo teatral na noite de sábado.
A encenação ‘Vira a Vida’ insere-se no conceito de “teatro de celebração”, percorrendo o imaginário da memória das gentes locais, um espectáculo protagonizado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Trata-se de uma grande produção musical onde o recurso aos audiovisuais, cinema e vídeo se misturam, projectando cenários virtuais. A dramaturgia pretende construir com ficção o imaginário da vontade de transformação de um povo, gentes do mundo rural que, aos poucos, foram contaminadas pela urbanidade e costumes modernos.

De referir que a Feira do Cavalo abre ao público no sábado, dia 23, pelas 9 horas, seguindo-se a realização do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho - prova de ensino.

À tarde, o programa prossegue com a Taça do Norte de Atrelagem (1ª parte) e o Campeonato Regional de Equitação de Trabalho – provas de maneabilidade, agendadas para as 15 e 18 horas respectivamente. A Gincana Equestre a realizar pelos alunos do Centro Hípico, pelas 19h30, encerra a tarde de actividades.

No domingo, dia 24 de Julho, derradeiro dia da II Feira do Cavalo de Cabeceiras de Basto, a jornada começa às 10 horas, com um Concurso Oficial de Modelo e Andamentos – Cavalos Puro-sangue Lusitano. Às 14h30, tem início a final do Concurso de Atrelagem Taça do Norte, seguindo-se, às 17 horas, o Campeonato Regional de Equitação de Trabalho – prova de velocidade.

A Feira termina com uma gincana de póneis e jumentos prevista para as 18h30 e com a cerimónia de entrega de prémios, marcada para as 19 horas.

A Feira do Cavalo é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, que este ano se repete pelo segundo ano consecutivo.
Scroll