Conteúdo

Quatro dias de festa dedicados à Cultura e ao Associativismo

Certame reúne 43 associações/instituições concelhias

16 de junho, 2011
Presidente da Câmara procedeu à abertura da Festa da Cultura e do Associativismo
Abriu hoje ao público mais uma edição da Festa da Cultura e do Associativismo, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Emunibasto, que termina domingo, dia 19 de Junho, no Mercado Municipal. Ao longo de quatro dias, a animação promete atrair milhares de pessoas à vila sede do concelho, que por estes dias é o ponto de encontro das dezenas de associações concelhias.
Ao todo, são 43 as associações/instituições presentes na Festa da Cultura e do Associativismo, iniciativa que conta ainda com o contributo dos Cursos de Formação e das AEC’s (Actividades de Enriquecimento Escolar) para divulgar os trabalhos desenvolvidos ao longo do período lectivo.

Animação musical, folclore, desporto, dança, seminários, colóquios, actividades culinárias, workshops, visitas escolares, torneiros, concursos, a realização da Feira do Livro e o desfile de Marchas Populares é o que promete a edição 2011 da Festa da Cultura e do Associativismo, que é já um marco na agenda do Município.

“Com este evento procuramos promover a cultura e valorizar as parcerias com as várias associações educativas, culturais, desportivas, de solidariedade social, entre outras”, disse durante a inauguração do evento o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, evidenciando a importância da complementaridade entre os diversos sectores de actividade.

Acompanhado pelo restante executivo municipal, o autarca destacou a vertente formativa e pedagógica do certame, que integra workshops e conferências destinadas a toda a população.

Destaque ainda para a participação de 200 crianças nas II Olimpíadas do Desporto, a decorrer sábado no Parque do Mosteiro, e para o desfile/concurso de Marchas Populares que contará com a presença de centenas de crianças e adultos, num hino aos Santos Populares e à tradição Minhota.

‘Uma Terra: Cabeceiras de Basto – Uma Lenda: O Basto’

O primeiro dia da Festa da Cultura e do Associativismo ficou marcado pela apresentação do livro ‘Uma Terra: Cabeceiras de Basto – Uma Lenda: O Basto’ de Isabel Castro (textos) e Carlos Basto (ilustrador). A obra, editada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, dá a conhecer aos mais novos a Lenda do Basto, revelando ainda os usos e costumes da época em que os Mouros invadiram a Península Ibérica. O livro foi apresentado aos alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

O programa para amanhã, dia 17 de Junho, coloca em destaque os workshops desenvolvidos pelas AEC de Inglês, dança e jogos didácticos e ainda as actuações da Escola de Música da Banda Cabeceirense e Grupo Folclórico de S. Nicolau.

Em paralelo, a Feira do Livro conta com a participação de uma diversidade de editoras representadas pela Licultura, Papelaria e Livraria Cabeceirense e o Bazar e Papelaria da Boavista.
Scroll