Conteúdo

Ministra do Trabalho inaugura creche, lar e apoio domiciliário

Valências criam 73 novas respostas sociais e 25 postos de trabalho

20 de abril, 2011
Inauguração de Lar e Creche Cavez - descerramento de lápide
A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, inaugurou no dia 19 de Abril, na freguesia de Cavez, Cabeceiras de Basto, a Creche, Lar e Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social da Paróquia de Cavês, equipamento que vem criar 25 novos postos de trabalho.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipais de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, do Governador Civil de Braga, Dr. Fernando Moniz, da directora do Centro Regional de Segurança Social de Braga, Maria do Carmo Antunes, do presidente do Centro Social da Paróquia de Cavês, Monsenhor José Augusto Ribeiro, do presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Carlos Augusto Boticas, vereadores e demais autarcas, funcionários da instituição e população em geral.

Durante a cerimónia de inauguração das novas valências do Centro Social da Paróquia de Cavês foram assinados os acordos de cooperação para o Lar de Idosos e para o Serviço de Apoio Domiciliário entre a Segurança Social e a instituição, confirmando a ministra do Trabalho a celebração dos acordos.

Com a entrada em funcionamento destas novas valências, o equipamento passa a disponibilizar 73 novos lugares (33 na creche, 20 no lar e 20 no serviço de apoio domiciliário) que responderão às necessidades da população.

No total, o Centro Social dará resposta a 50 utentes na valência de lar e a 55 utentes na área do serviço de apoio ao domicílio.

Com um investimento total que ultrapassa 1,4 milhões de euros, o novo equipamento social recebeu da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto o montante de 61.500,00 euros, sendo ainda comparticipado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) em 574.249,00 euros.

Depois do descerramento da lápide alusiva à efeméride, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, procedeu à bênção do novo equipamento social. “As estruturas podem ser maravilhosas mas se não existir amor entre as pessoas as estruturas não correspondem aos objectivos para que foram criadas”, salientou D. Jorge Ortiga, desejando que “o trabalho aqui realizado seja carregado de amor, de entrega e de espírito de sacrifício”.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, mostrou-se “muito satisfeito” pela inauguração deste equipamento que representa mais uma resposta social para a freguesia e para concelho, com “acompanhamento e tratamento humano e técnico mais próximo e mais especializado”.

Enumerando as mais-valias da nova creche e lar de Cavez, o autarca destacou “a possibilidade do contacto intergeracional” que o novo edifício vem criar.

Depois de felicitar a direcção do Centro Social e funcionários, Joaquim Barreto elogiou o Programa PARES e o ministério que o tutela, avançando que em Cabeceiras de Basto, no âmbito daquele programa, foram aprovados quatro equipamentos sociais que envolvem um total de 4 milhões de euros. Desses, dois milhões de euros são suportados pelas IPSS’s e 500 mil euros são financiados pela Câmara Municipal.

“Para a população envelhecida é extremamente necessário este apoio de retaguarda, estruturado e sustentado”, disse Joaquim Barreto, reafirmando que “o sector social está na primeira linha das preocupações do Município”.

Realçando que “o concelho de Cabeceiras de Basto é muito activo em termos sociais”, a ministra do Trabalho e da Solidariedade Social agradeceu todo o trabalho e empenho para que este lar e creche se tornassem realidade, “uma obra que se deve não só ao poder central, mas também ao poder local e às instituições que são os intérpretes das necessidades das populações”.

Realçando a qualidade da obra, a ministra Helena André frisou que “a aproximação intergeracional é uma aposta benéfica para todos”.

“Com crise ou sem crise, o Governo, com a ajuda das autarquias e IPSS’s, não reduziu o apoio a estes equipamentos sociais”, assegurou a ministra sublinhando a “solidariedade activa” existente.

“Com estes equipamentos sociais estamos também a criar emprego”, rematou a ministra do Trabalho e da Solidariedade Social.

Na sua intervenção, o presidente do Centro Social da Paróquia de Cavês mostrou-se “orgulhoso” pela obra concretizada que “valoriza o território e o potencial humano”. Referindo que “foi o trabalho de parceria que possibilitou a concretização deste sonho”, o Monsenhor José Augusto Ribeiro lembrou o esforço e o sacrifício necessário para erguer esta obra.

“É por toda a população do concelho que abraçamos este desafio”, finalizou.
Scroll