Conteúdo

Encontro de Cantigas da Liberdade proporcionou tarde de convívio em Cavez

Inserido nas Comemorações do 25 de Abril no concelho
18 de abril, 2011
XI Encontro de Cantigas da Liberdade
Vinte e três grupos participaram ontem, dia 17 de Abril, no XI Encontro de Cantigas da Liberdade, um convívio que animou o Pavilhão Desportivo de Cavez ao som dos tradicionais cavaquinhos, concertinas, violas, ferrinhos, tambores, flauta e pandeiretas. A iniciativa contou com a presença de centenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de reviver a emoção e o fulgor do 25 de Abril em Cabeceiras de Basto.
Pelo palco, de cravos vermelhos na mão, os grupos de jovens e menos jovens cantaram Liberdade com músicas alusivas à Revolução de 1974, numa altura em que se celebram os 37 anos do 25 de Abril.

Os cantores de intervenção foram recordados com entusiasmo pelos vinte e três grupos, entre eles a Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto – ADIB; a Associação Recreativa e Cultural “Bombos da Orada”; a Junta de Freguesia da Faia; o Grupo Coral e recreativo “Os Ceifeiros de Santo André”; a Associação Recreativa de Moimenta; o Grupo Desportivo de Cavez; a Associação “Basto em Acção”; o Centro Social e Paroquial de Abadim; a ARCA – Associação Recreativa, Cultural do Arco de Baúlhe; a Universidade Sénior da Emunibasto; a Associação Recreativa, Desportiva, Cultural e Social “Os Amigos da Faia”; a Associação Desportiva Recreativa Cultural “Águias de Painzela”; a Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Riodouro; a Junta de Freguesia de Outeiro; a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Nuno Alvares de Pedraça; a Junta de Freguesia de Pedraça; o Rancho Folclórico de S. João Batista de Cavez; a Associação Janelas Abertas; a Associação Cavaquinhos da Raposeira; a Junta de Freguesia de Arco de Baúlhe; a Junta de Freguesia de Painzela; a Associação de Comedores e Bebedores de Outeiro – ACBO e Associação Mútua de Basto/Norte.

Ao encontro associaram-se o Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto e os presidentes de Junta de Freguesia, que aplaudiram e elogiaram as actuações de intervenção dos grupos e associações do concelho.

No final, todos participantes receberam um prémio de presença no valor de 125 euros.

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Machado, agradeceu a todos os participantes e técnicos que tornaram possível este encontro, afirmando que “o 25 de Abril foi dos momentos mais bonitos e mais importantes que o país viveu na sua história”, cumprindo os “três D’s a que se comprometeu: descolonização, democratização e desenvolvimento” ao nível da educação, saúde e acção social.

“O momento é de dificuldades e também nos cabe a nós resolver os problemas de Portugal”, salientou Jorge Machado.

O vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, desafiou os participantes “a não perderem a dignidade dos nossos valores” pois “o 25 de Abril representou a refundação da nossa pátria”. E rematou: “o 25 de Abril está nos nossos corações. 25 de Abril sempre!”.

Foi com os versos da célebre canção de Zeca Afonso “Grândola vila morena, Terra da fraternidade, O povo é quem mais, Dentro de ti, ó cidade...”, com a plateia a cantar de pé, que terminou o XI Encontro de Cantigas da Liberdade em Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que integra um programa mais vasto dedicado ao 25 de Abril e que culmina nesse mesmo dia com a sessão solene da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho Cabeceirense.
Scroll