Conteúdo

Mar de gente na abertura da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto

Evento decorre no Pavilhão Desportivo de Cabeceiras de Basto nos próximos quatro dias

4 de março, 2011
Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto
Milhares de pessoas marcaram presença, hoje, na abertura da 15.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, que conta com a presença de 80 produtores/expositores, 55 dos quais de produtos derivados do porco, sendo a sua maioria provenientes deste concelho, mas também de Montalegre, Boticas e Vieira do Minho.
Na oportunidade, o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, afirmou que “a Festa da Orelheira e do Fumeiro reflecte um maior número de expositores e uma grande preocupação por parte destes em ter uma melhor exposição e qualidade dos seus produtos”.

O espaço coberto tornou-se insuficiente, o que levou a organização do evento a ocupar espaços no exterior.
“À volta desta iniciativa há um conjunto de pessoas, de estruturas e organizações muito diversificadas, o que revela um resultado de crescimento sustentado que se vai reflectir nas vendas ao longo dos próximos dias”, sublinhou.

A proximidade e a vizinhança entre os concelhos faz com que haja nesta feira produtores de Montalegre, Boticas e Vieira do Minho “porque nós cultivamos uma boa vizinhança”. Esta participação de produtores de outros concelhos demonstra “a centralidade que Cabeceiras tem em relação a esses territórios”, salientou Joaquim Barreto, acrescentando que “o público que aqui está é um público que vem de fora, sinal de que a feira está a conseguir alcançar os objectivos de aumentar a comercialização, o que terá resultados na economia das famílias e no desenvolvimento do concelho”.

“Esta feira pode ser vista também como uma janela de oportunidades. Nós hoje sabemos que o país está a atravessar uma crise e estes locais, onde se produzem produtos de qualidade, podem ser uma oportunidade para aqueles que querem encontrar uma solução para a vida”, destacou o autarca.

No final, o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto agradeceu a presença do Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. António Ramalho, e elogiou o empenho da Emunibasto nesta 15.ª Festa da Orelheira e do Fumeiro.

Na sua intervenção, o Director Regional de Agricultura mostrou-se satisfeito por visitar esta iniciativa, referindo que “estes eventos são cruciais para se promover a actividade económica e verificar que, mesmo em período de crise, a feira cresce e a procura mantém-se, sinal de que os produtos que aqui são colocados à disposição do público têm qualidade e preço aceitável para os portugueses”.

E acrescentou: “é muito interessante verificar que as autarquias se envolvem cada vez mais nestas actividades de criar espaços e momentos para comercializar produtos que são geradores de actividade económica e de valorização dos produtos locais”.

A 15ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro decorre no Pavilhão Desportivo de Cabeceiras de Basto, nos próximos quatro dias, esperando-se a comercialização de cerca de 15 toneladas de fumeiro, que deverão atingir um volume de negócios na ordem dos 150 mil euros. Prevê-se a visita de 60 mil pessoas ao certame.

No sábado destaca-se a organização do IV Concurso de Fumeiro de Basto organizado pela Delegação Regional do Ave/DRAPN e muita animação de cariz popular com cantares e música tradicional portuguesa.

No domingo, destaque para o grandioso leilão das orelheiras, a partir das 14.30 horas, que recria uma antiga tradição desta terra, outrora usual em várias freguesias do concelho, no Domingo gordo de Carnaval.
Scroll