Conteúdo

Executivo Cabeceirense reuniu a 23 de Dezembro de 2010

Deliberações da reunião do executivo

27 de dezembro, 2010
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 23 de Dezembro, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, o destaque vai para a decisão do executivo municipal em aprovar o contrato de cedência de uma parcela de terreno, com uma área de 5.245 m2, tendo em vista a construção da Variante à EN 205 entre Lameiros e a sede do concelho.
A aquisição da referida parcela de terreno, no valor de 23.338,00 euros, vai permitir a prossecução deste projecto, cuja conclusão contribuirá certamente para melhorar a acessibilidade à sede do concelho, criando em simultâneo bolsas de desenvolvimento e de expansão urbana nesta freguesia densamente povoada.

No âmbito do prosseguimento deste projecto viário, o executivo decidiu igualmente proceder à expropriação de 5 parcelas de terreno, e deste modo, avançar com a sua concretização.

Ainda no sector das vias, o excutivo municipal decidiu também, declarar a utilidade pública, para efeitos de expropriação com carácter de urgência, de uma parcela de terreno destinada à construção da Variante Sul, que liga o Barbeito à Avenida Capitães de Abril.

Trata-se de duas relevantes vias de acesso à sede da vila Cabeceirense, importante núcleo urbano do concelho, cuja execução, contribuirá para aumentar a mobilidade dos cidadãos, criando bem-estar e desta forma aproximando as pessoas.

Nesta reunião, o executivo municipal decidiu apoiar a Associação de Defesa dos Interesses Agrícolas, Florestais e Animais – As Chegas, atribuindo-lhe a quantia de 500 euros, tendo em vista apoiar a realização de uma chega de bois que teve lugar no 26 de Dezembro.

Trata-se de uma arreigada tradição local, muito apreciada não só pela população concelhia, mas também pelas populações vizinhas e pelos visitantes ao concelho nestas épocas festivas.

Além de promover um uso antigo, esta associação está também a contribuir para a valorização das raças autóctones, nomeadamente a barrosã.

A Câmara tomou ainda conhecimento, da missiva enviada pela ARNPD – Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva, dando conta da distinção atribuida à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, por todo o apoio prestado, facto que contribui para a valorização e dingnificação da modalidade, que encontra na Pista Desportiva de Cavez, condições propícias à sua prática.

O galardão será entregue no próximo dia 16 de Janeiro de 2011, em Valongo. O executivo municipal congratulou-se ainda pela deferência.

A Câmara Municipal registou igualmente dois agradecimentos enviados quer pela APCG – Associação de Paralisia Celebral de Guimarães, quer pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, pelo apoio prestado na realização de iniciativas por si levadas a cabo, envolvendo os utentes, dirigentes e numeroso público que se associou às mesmas.

Por fim, o executivo aprovou o Regulamento da organização e estrutura dos serviços do Município de Cabeceiras de Basto, decorrente da actual legislação em vigor.
Scroll