Conteúdo

Câmara adjudica ECOPISTA e avança com remodelação do Centro Escolar de Refojos II

Resumo de deliberações da última reunião de executivo

14 de janeiro, 2011
Projecto Ecopista
Ainda na sequência da principais deliberações tomadas na última reunião, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu adjudicar a execução da Ecopista da linha do Tâmega, no troço pertencente a este concelho. Um investimento de 100.399,90 euros, que viabiliza assim, um projecto antigo, resultante de um protocolo estabelecido com a REFER em 2007, tendo em vista a reconversão da antiga linha do comboio do Vale do Tâmega em Ecopista, permitindo a sua utilização para percursos pedestres, de bicicleta ou qualquer outra não motorizada.
Esta Ecopista permitirá à população residente e aos visitantes, um contacto mais próximo com o património natural, nomeadamente, as paisagens verdejantes, as aldeias e o rio Tâmega, assim como com o património arquitectónico e histórico, de que é exemplo a Estação do Arco de Baúlhe, onde actualmente está instalado o Museu Terras de Basto. Uma vez executada, esta Ecopista pode igualmente servir de ponto de partida para visitas a locais como o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, o Centro Hípico, a Pista de Pesca Desportiva de Cavez, entre outros motivos de interesse existentes no concelho.

A utilização desta plataforma, para adaptação e utilização como Ecopista tem por isso, fins turísticos e/ou de lazer. Assim sendo, durante 25 anos, as obras de limpeza, reabilitação, adaptação e conservação são suportadas pela Autarquia Cabeceirense, contribuindo desta forma, para uma melhor conservação de parte da antiga Linha Ferroviária do Tâmega, assim como para o desenvolvimento de projectos lúdicos, sociais e desportivos, dinamizando esta infra-estrutura, à semelhança do que a Câmara já havia feito quando decidiu recuperar e adaptar a antiga estação de caminhos de ferro da vila do Arco de Baúlhe, num equipamento cultural de importante dimensão.

Nesta reunião, o executivo decidiu ainda proceder à abertura o Concurso Público para a empreitada de Grande Remodelação do Centro Escolar de Refojos II. Trata-se de uma obra cuja execução representa um investimento na ordem dos 149.639,36 euros e que permitirá reformar a antiga escola do primeiro ciclo da sede da vila cabeceirense, agora devoluta e desadaptada às novas exigências educativas. Com a abertura do concurso público estão assim reunidas condições para avançar com a transformação desta antiga escola básica do primeiro ciclo, num novo Centro Escolar localizado na vila de Cabeceiras de Basto.

Recorde-se que, na sequência da implementação da Carta Educativa do concelho de Cabeceiras de Basto foi construído o Centro Escolar de Refojos que acolheu todas as turmas do 1º ciclo que funcionavam na antiga EB1 de Refojos. Apesar destas alterações, esta mudança no panorama das infra-estruturas concelhias da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico não ficou concluída.

Uma vez remodela esta antiga escola Básica que em breve, dará lugar a um novo Centro Escolar, terá capacidade para receber 4 turmas do pré-escolar e 8 turmas do 1º ciclo.

Ainda nesta reunião, o executivo municipal decidiu apoiar logisticamente a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Senhorinha. Um apoio quantificado em 271 euros, destinado à criação de condições para a realização do I Encontro de Grupo Corais inter paroquial a realizar no póximo Sábado, dia 15 de Janeiro, pelas 21h00m.

A Câmara decidiu igualmente ratificar o protocolo celebrado entre o Cavez, Clube de Caça e Pesca, que estabelece as obrigações e os direitos de cada uma das partes na realização da montaria ao javali a ter lugar no dia 15 de Janeiro, naquela freguesia ribeirinha do Tâmega.
Scroll