Conteúdo

Executivo Municipal apoia Bombeiros Voluntários Cabeceirenses

Deliberações da reunião do executivo de 28 de Outubro de 2010

29 de outubro, 2010
Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 28 de Outubro, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, o destaque vai para a decisão do executivo municipal em apoiar financeiramente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.


Um apoio quantificado em 25.000 euros, destinado a ajudar a suportar os encargos tidos com as obras de requalificação e ampliação do ‘novo’ Quartel.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses concentrou esforços nesta obra, ao longo de 2009 e 2010, tendo em vista a beneficiação e adaptação do edifício do Quartel dos Bombeiros que tem mais de 20 anos de idade.

Este equipamento estava extremamente necessitado de uma remodelação e adaptação à situação actual da corporação, que se apresenta com mais recursos humanos, mais viaturas, mais tarefas e mais responsabildades, e consequentemente maior necessidade de adequação à realidade dos dias de hoje.

Recorde-se que já em Abril de 2010, o executivo municipal havia atribuido um apoio pecuniário no valor de 30.000 euros, por se tratar de uma uma instituição que presta serviços de relevante importância para a comunidade do concelho nas áreas da protecção civil e defesa de pessoas e bens, bem como, de socorro e transporte de sinistrados e doentes, estando desta forma a contribuir para ajudar a fazer face às expensas avultadas que esta Associação assumiu com a realização da obra.

A edifício encontra-se agora concluído e ao serviço dos Cabeceirenses. A inauguração está agendada para Domingo, dia 31 de Outubro, pelas 12h00m e será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira.
Nesta reunião, o executivo municipal ratificou a terceira modificação orçamental, no âmbito da qual foram feitos alguns reajustamentos em função da execução do Plano de Actividades Municipal.

O executivo decidiu também, aprovar a adjudicação definitiva do lote 31 no loteamento das Cerdeirinhas, em Refojos de Basto, assim como, dos lotes 1 a 7 na Zona industrial de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau).

Uma medida que contribui não só para a fixação de pessoas, mas também para a atracção de investimentos conducentes ao desenvolvimento do concelho.

Por fim, a Câmara autorizou a aquisição, ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, do imóvel da antiga Casa do Povo e ATL, onde actualmente estão a funcionar os Serviços Sociais, na sequência de protocolo previamente estabelecido. Um edifício cuja compra o executivo municipal autorizou pelo valor de 139.000,00 euros e que, à semelhança do que vem fazendo com outros edifícios públicos, recuperando-os e colocando-os ao serviço da população, aumenta o património municipal.
Scroll