Conteúdo

Cabeceiras de Basto estreita laços com Boa Vista

Visita da delegação deste município geminado há ano e meio com o Município Cabeceirense.

3 de outubro, 2010
Delegação de Cabo Verde visita Cabeceiras de Basto
Aquilo que seria uma “visita de cortesia” para participar nas Festas de S. Miguel acabou por ser uma visita de trabalho, cujo “resultado é extremamente positivo pois passamos a conhecer mais de perto a realidade de Cabeceiras de Basto”, destacou Joaquim Andrade, vereador do município de Boa Vista, Cabo Verde.

A delegação chegou às Terras de Basto no passado dia 28 de Setembro, tendo partido no dia 2 de Outubro. Durante a visita, a comitiva composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, José Pinto de Almeida, pelo Vereador do Comércio e Transportes, Joaquim Andrade e a pela assessora Nádia Santos, teve a oportunidade de participar nas festividades em honra de S. Miguel, com destaque para a presença na grandiosa procissão, concurso pecuário, chega de bois, arraial de S. Miguel, assistindo ainda à actuação Bandas Filarmónicas na Praça da República.

“Cabeceiras de Basto impressionou-me bastante em tudo aquilo que vi. Sabia que o povo português é de natureza católica mas fiquei surpreendido com a profundidade, a disciplina, o rigor e a crença demonstrada durante a procissão de S. Miguel. É só experimentar para ver que, de facto, valeu a pena porque vamos daqui com uma experiência maravilhosa”, destacou o Vereador Joaquim Andrade.

Na passada sexta-feira, dia 1 de Outubro, a comitiva cabo-verdiana reuniu, nos Paços do Concelho, com empresários locais ligados aos sectores da construção civil, serralharias, comércio e transportes, um encontro promovido pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras, Eng.º Joaquim Barreto, ao qual se associou o Vereador Francisco Pereira.

Durante a reunião, o Presidente do Município de Boa Vista, José Pinto de Almeida, fez uma caracterização actual da ilha com 622 quilómetros, que vive actualmente uma período de “grande expansão turística”.

O autarca cabo-verdiano falou da necessidade de atrair novos investidores, mostrando-se o município disponível para apoiar novos investimentos. Para isso convidou os empresários locais a visitarem a ilha de Boa Vista para identificar situações e oportunidades.

Os empresários mostraram interesse em visitar a ilha, devendo a comitiva portuguesa partir para Cabo Verde na primeira quinzena de Novembro. O Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto mostrou disponibilidade para apoiar a visita dos empresários locais até Boa Vista.

Depois de reunir com os empresários locais, a delegação cabo-verdiana iniciou um conjunto de visitas pelas várias estruturas municipais, com destaque para os Serviços Municipais de Acção Social, Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, tomando ainda contacto com o funcionamento do Banco Local de Voluntariado (BLV), a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), o Espaço Internet, o Espaço de Convívio e Lazer (ECL) de Refojos e o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão (PMAC).

“Fiquei muito impressionado com a estrutura de intervenção na área social, cujo trabalho é esplêndido e vamos levar daqui matéria importante que nos possibilitará implementar na ilha de Boa Vista as experiências de Cabeceiras de Basto”, garantiu Joaquim Andrade, elogiando a disponibilidade da autarquia local para apoiar o município de Boa Vista.

“Vamos tentar ganhar tempo na área da Acção Social e implementar novas acções no mais curto espaço de tempo possível, adaptando a realidade Cabeceirense à nossa ilha”, referiu o Vereador cabo-verdiano, realçando a “amabilidade e a humanidade do povo de Cabeceiras de Basto que dá à área social uma importância muito grande, uma valorização que vale a pena num mundo cada vez mais egoísta”.

Depois da visita aos armazéns do BLV, o senhor Presidente da Câmara Municipal, En.º Joaquim Barreto, assegurou que “no Natal a ligação entre Cabeceiras de Basto e o município de Boa Vista far-se-á sentir através da oferta de bens, uma das melhores formas de materializar a geminação”. Sapatilhas, chinelos, T-shirts e brinquedos serão as ofertas que chegarão, através do BLV, à ilha de Boa Vista. Paralelamente, serão também oferecidos dois quadros interactivos ao município cabo-verdiano.

A coordenadora do Banco Local de Voluntariado de Cabeceiras de Basto, Rosa Miranda, que acompanhou a visita, propôs ainda a aproximação de laços na área da Educação, com a criação de uma escola de Verão, com professores portugueses, em Cabo Verde.

“O sector social é uma área estruturante da sociedade com projectos que intervêm activamente quanto ao dever de cidadão. Além da relação institucional é vontade dos Presidentes das Câmaras Municipais de Cabeceiras de Basto e de Boa Vista que esta inter-cooperação seja executada através dos diferentes Serviços da Câmara Municipal”, sublinhou o autarca Joaquim Barreto.

Entre os objectivos estão “a promoção e o desenvolvimento de relações para cooperar ao nível do tecido económico das empresas locais”, acrescentou o edil, reiterando que “temos possibilidades imensas para desenvolvermos e estreitarmos laços com o município de Boa Vista”.

No dia 2 de Outubro, antes de apanharem o avião para Cabo Verde, a delegação de Boa Vista visitou também a Mútua de Basto e a Cabasto, assim como o Quartel dos Bombeiros Voluntários, a Casa da Música de Cabeceiras de Basto e o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão.

Scroll