Conteúdo

Município prepara Festa das Comunidades e dos Produtos Locais

Instalações do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto recebem três dias de certame

5 de agosto, 2010
Festa das Comunidades e dos Produtos Locais
Cabeceiras de Basto prepara-se para acolher, de 6 a 8 de Agosto, mais uma edição da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em conjunto com a EMUNIBASTO, E.M., com a Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB), e com o apoio de vários patrocinadores.

 
O objectivo passa por divulgar os usos e costumes da região, proporcionando à população, especialmente aos emigrantes, um contacto com as suas raízes, ao mesmo tempo que é possível dar a conhecer os produtos locais e as tradições da região.

O certame, que terá como cenário as instalações do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, tem início amanhã, Sexta-feira, dia 6 de Agosto, com a abertura oficial pelas 18h00m. Prevista está a realização ao vivo de trabalhos artesanais, animação com concertinas e uma prova dos produtos genuínos da região. Segue-se a promoção gastronómica e para a primeira noite de festa está reservada animação musical com a actuação do artista Zézé Fernandes, que a partir das 21h30m vai estar em palco para animar a noite.

No Sábado, dia 7, pelas 10h00m, abre ao público a exposição/mostra de produtos locais, altura em que tem início também o Concurso do Mel e da Broa, assim como o Concurso de Raças Autóctones (galináceos). Entretanto, pelas 10h30m, dá inicio o torneio de Futebol de 5 de Emigrantes e das comunidades locais.

O programa prossegue no Centro Hípico com a promoção gastronómica e pelas 15h00m, na Casa Municipal da Cultura abre ao público a Exposição «Celeste II», da autoria de Álvaro Gomes, que a traço da tinta da china apresenta um olhar sobre o património do concelho. Pelas 15h30m, de novo no espaço do certame, uma tocata de concertinas e de cavaquinhos vai animar a festa até às 16h30m, altura em que terá lugar a entrega dos prémios do Concurso do Mel, da broa e das Raças Autóctones.

Ás 18h00m, um projecto inovador será apresentado ao público. Trata-se da «Casa da lã», que visa valorizar e promover este produto associado ao artesanato local, outrora muito utilizado pelas gentes desta terra e que com o tempo foi caindo em desuso. Tendo em vista potenciar a lã, seja na vertente etnográfica, social e económica, a Autarquia tem vindo a desenvolver um trabalho de investigação na freguesia de Bucos, que agora é divugado ao público. A XV Festa das Comunidades e dos Produtos Locais prossegue com a promoção gastronómica e a actuação do Grupo Cultural e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima. Uma mostra do genuíno folclore minhoto que antecede a actuação do artista popular Luís Fronteira, a quem cabe encerrar o segundo dia do evento.

No dia 8 de Agosto, a abertura da exposição dos produtos locais está prevista para as 14h00m, acção antecedida pela final do torneio de Futebol de 5. Segue-se a promoção gastronómica dos produtos locais e a actuação da Banda de Música da Sociedade Filarmónia Alpiarcense, que abre o programa festivo de Domingo. Pelas 15h00m, é altura de subir ao palco o Rancho Folclórico «Meu País» de Maisons-Alfort, provindo de Paris, para abrilhantar esta festa das Comunidades e dos Produtos Locais, de que se destaca a realização de uma monumental corrida de toiros à antiga portuguesa, que conta com um cartel de luxo constituído por Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório e Verónica Cabaço.

Na Praça de Toiros montada para este efeito, no campo de treinos do Centro Hípico da vila Cabeceirense, serão lidados seis poderosos toiros da famosa ganadaria José Luis Vasconcellos e Sousa d’Andrade, cujas pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Cascais e dos Académicos de Elvas que, certamente, oferecerão ao público um excelente espectáculo de tauromaquia.

À noite decorrerá uma Garraiada/Vacada, organizada pela ADIB, espectáculo muito popular do agrado habitual dos espontâneos e mais corajosos, encerrando assim, a XV edição da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais.

Este certame decorre durante três dias nesta vila e conta com a presença de dezenas de expositores que apresentam ao público o artesanato típico destas Terras de Basto, bem como algumas instituições locais e outros stands dedicados às comunidades com quem o Município de Cabeceiras de Basto encetou geminações, seja em França, seja em Cabo Verde.

Também a gastronomia regional estará em destaque durante o certame com a promoção de produtos como a vitela, o cabrito e o anho das terras Altas do Minho, entre outras iguarias que serão apresentados ao longo desta festa dedicada sobretudo, a todos aqueles que passam, a maior parte do ano, longe da terra que os viu nascer.
 
Scroll