Conteúdo

Cabeceiras de Basto na Agenda Nacional do Turismo Industrial

Visitas guiadas ao Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe e à Casa da Lã

24 de março, 2023
Casa da Lã - Mulheres de Bucos
O Município de Cabeceiras de Basto está inscrito na Agenda Nacional ‘À Descoberta do Turismo Industrial’, uma iniciativa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial que convida à participação na iniciativa nacional que decorrerá na semana de 10 a 16 de abril, com o objetivo de revelar e promover os locais e experiências associados à indústria ‘viva’ e ao património industrial em Portugal.
A inscrição de Cabeceiras de Basto na Agenda Nacional do Turismo Industrial surge na sequência da assinatura, no início do mês, das declarações de colaboração entre a Câmara Municipal e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, nas quais a Casa da Casa da Lã de Bucos e o Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe se constituíram como recursos de Turismo Industrial e parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

Do convite, a toda a população, para partir à descoberta do património cultural e das atividades produtivas dos territórios que refletem o que é (ou que já foi) feito em Portugal fazem parte as visitas guiadas ao Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe e à Casa da Lã, no concelho de Cabeceiras de Basto.

Intitulada ‘Um olhar pelo Património Ferroviário’, a visita guiada ao complexo ferroviário do Arco de Baúlhe incidirá, especialmente, na coleção de material circulante de finais do século XIX, inícios do século XX. Ocorrerá entre 11 e 14 de abril próximo. Já a visita guiada à Casa da Lã está agendada para o dia 13 de abril, onde as Mulheres de Bucos, acompanhadas pela estilista Helena Cardoso, farão demonstração ao vivo do trabalho ancestral da lã, arte à qual foi incorporada a criatividade contemporânea e que o visitante poderá testemunhar in loco.

Ao longo daquela semana, os interessados poderão visitar fábricas em laboração e equipamentos museológicos, compreender os processos de fabrico, perceber o funcionamento da maquinaria e experimentar o produto final. Programas originais que poderão ser usufruídos não só no Porto e Norte de Portugal, como também na região de Lisboa, Açores, Alentejo e Ribatejo, Algarve e região Centro de Portugal.

Pretende-se, com esta iniciativa, valorizar a oferta turística diferenciadora de diversas localidades do país, com atividades destinadas a todos, incluindo as famílias.
Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe
Scroll