Conteúdo

Externato S. Miguel de Refojos na X Festa do Associativimo e das Colectividades

Sucesso da iniciativa é reflexo do dinamismo associativo que se sente no concelho

19 de julho, 2010
O stand vencedor promoveu e participou ao longo do certame em inúmeras actividades
O Externato S. Miguel de Refojos venceu o concurso de «melhor stand» apresentado ao público durante a 10ª Festa do Associativimo e das Colectividades, que decorreu neste concelho, de 16 a 18 de Julho
 

Uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto, que agregou mais de meia centena de associações e colectividades que, durante três dias, deram a conhecer as actividades, o seu campo de acção e os projectos a desenvolver.

O segundo prémio para o melhor stand foi entregue ao Centro Social de Refojos e o terceiro, à Associação Basto em Acção, cuja apreciação teve em conta os critérios anteriormente definidos de criatividade, originalidade, atractividade e interactividade, proporcionando aos visitantes do certame um programa recreativo, cultural e desportivo variado, que atraiu numeroso público.

Pelo espaço envolvente ao Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, passaram diversos grupos, tais como “A Fanfarra” dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, os Grupos de Bombos, a Banda Cabeceirense, o Rancho Folclórico “Os Camponses de Arosa” e o Grupo Etnográfico de S. Nicolau. Marcaram igual presença, os Grupos de Música Popular, Cantares D. Nuno Álvares de Pedraça, “Cavaquinhos da Raposeira”, Tocadores e Concertinas da Associação Desportiva e Recreativa Águias de Painzela, assim como, um espectáculo musical e um workshop de dança promovido pelos alunos do Externato S. Miguel de Refojos.

De destacar também o magnífico espectáculo teatral «Ir e Vir e Ir» que atraiu àquele recinto milhares de pessoas, no Sábado à noite. Uma mega produção de som, luz e movimento que levou à cena meia centena de artistas cabeceirenses que deram azo a uma bela produção.

De referir que este projecto conta já com cerca de 300 pessoas envolvidas, em diferentes áreas, que de forma individual ou em representação de várias colectividades participam nos atelier’s que este projecto de inclusão cultural dinamiza semanalmente neste concelho, desde o passado mês de Abril.

Este Centro de Teatro da Câmara Municipal conta com o apoio do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso. Ao longo deste certame foram igualmente promovidas diversas actividades desportivas tais como ténis de mesa, cartas, damas, dominó, jogos populares, torneios de Futsal feminino e masculino inter Associações, donwnhill e Bike Papper. Houve ainda espaço para uma chega de bois e para as corridas de póneis e de jumentos.

Este certame contou ainda com uma reunião entre dirigentes associativos e autarcas que serviu para auscultar as necessidades das diferentes colectividades pesentes.

Destaque ainda para a distinção de três colectividades locais com a atribuição da Medalha de Mérito Público – grau prata, nomeadamente à ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, à ARDCA – Associação Recreativa, Dsportiva e Cultural de Abadim e ao Cavez Clube de Caça e Pesca.

Destaque também, para a atribuição de dois votos de louvor e de congratulação, ao piloto cabeceirense Ivo Fernandes e à Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva S. Tiago da Faia, que na modalidade de Futsal se sagrou campeã distrital. A Festa terminou no dia 18 de Julho, pelas 19 horas após três dias de grande animação promovida pelas colectividades presentes no certame, consideradas pela Autarquia Cabeceirense como centros de desenvolvimento local.

Recorde-se que esta iniciativa, que vem crescendo de ano para ano, e que este ano concretizou a décima edição, é o reflexo do dinamismo associativo que se sente no concelho, motivado, em parte, pelo apoio e pela disponibilidade que a Câmara Municipal tem vindo a prestar às agremiações locais e desta forma tem contribuído para a dinamização e o envolvimento das colectividades, assim como, para a preservação dos usos e costumes de um povo, conferindo-lhe modernidade, divulgando-os e promovendo-os, ao mesmo tempo que incentiva a realização de um trabalho cada vez mais profissionalizado e eficiente em prol da ocupação salutar dos tempos livres das gentes de Basto, criando simultanemente respostas sociais e culturais geradoras de bem estar da população.
 
Scroll